O HOMEM E A ÁRVORE

SEMELHANÇAS: Cito algumas similitudes entre o homem e a árvore— são criaturas de Deus, tudo aqui na terra é criatura de Deus; eles têm vida, necessitam de luz e calor do sol, da umidade da chuva, dos ventos que refrescam o ambiente, alimentos (produtos da terra) para o homem e nutrientes para a árvore. São reprodutores para a perpetuação das espécies.

Nosso planeta e nós, humanos necessitamos das árvores que filtram o gás carbônico, purificando o ar que respiramos; atraem as chuvas tão necessárias para nossa sobrevivência, sem as chuvas a Terra secaria, acabariam os rios e a humanidade deixaria de existir. Então, homens e árvores têm que subsistirem, num elo da natureza.

Os benefícios que as árvores trazem para a natureza em geral são— os frutos ( algumas espécies não produzem), as belas flores, as sombras, a beleza e exuberância de seus portes, os coloridos, o abrigo de pássaros e de minúsculas plantas que sobrevivem em seus troncos,como as bromélias, as orquídeas, plantas epífitas, que são parasitas, o frescor de sua umidade.Sua madeira é utilizada para construções casas, móveis e pontes e é utilizada também como carvão.

Existem árvores centenárias e milenares, como é o caso de um jequitibá-rosa, medindo 40 metros de altura, com 199 m3 de madeira, seu peso calculado em 264 ton., com sua madeira dá para construir 15.000 cadeiras, sendo necessário 10 homens para abraçar o seu tronco, está localizada na Reserva Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), a idade da árvore: mais de 3.000 anos, isso mesmo 3.000 anos, um milênio antes do cristianismo.

AS DIFERENÇAS: O homem um ser inteligente e a árvore não é, a árvore só nos traz benefícios e o homem mata, estupra, rouba, furta, é corrupto, mal educado, guloso ou glutão, embriaga-se e droga-se, tira sua própria vida, apesar de ser homo sapiens, homo sapiens? Dá para acreditar nisso? Elas não são vis como os homens.

Sejamos nós uma Palmeira Real, linda e majestosa ou madeira de lei, como: Acaicá ou Cedro-Rosa, imbuia, jacarandá, jacarandá-da-da Bahia, peroba-rosa, ou nosso conhecido Pau-Brasil, que deu o nome ao nosso País… Atualmente em baixa total.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 18/06/2017
Reeditado em 18/06/2017
Código do texto: T6030502
Classificação de conteúdo: seguro