LIDANDO COM OS FALSOS !

A ARTE DE LIDAR COM OS FALSOS.

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

LIDANDO COM PESSOAS FALSAS

A falsidade é considerada um distúrbio grave de caráter difícil de identificar e que prejudica tanto os outros quanto a si próprio. Aprender a lidar e identificar as pessoas falsas não é uma tarefa fácil, requer paciência, tolerância e autocontrole, e tempo. Assim, muitas pessoas falsas passam em nossas vidas e algumas delas acabam nos prejudicando com mentiras e traindo nossa confiança, e por inúmeras vezes sentimos dificuldade para identificar essas maldades e traições.

Segundo o dicionário, falso quer dizer: mentiroso, enganador, hipócrita, fingido e dissimulado. Para identificar o porque deste distúrbio a pessoa precisa tomar consciência e identificar seu próprio problema e buscar ajuda. Mas afinal como identificar uma pessoa falsa? Geralmente as pessoas falsas com essas características são sempre muito simpáticas e falantes. Devemos entender de que não temos controle sobre os outros, não devemos fazê-lo agir como gostaríamos. As pessoas falsas têm o costume de bajular, usam esse procedimento para tentar fixar que são confiáveis. Não confunda com os elogios coerentes, pois esses são bem-vindos mas ilusórios.

“Um abraço aqui, sorrisos e agrados, palavras agradáveis, mas tenham muito cuidado porque as pessoas que possuem esses tipos de ações, são mais venenosas que uma cobra "NAJA" amam criticar todos pelas costas, distorcendo a vida e as atitudes dos outros, com comentários e apontando defeitos dos outros com os dedos sujos. Isso é a característica de uma pessoa falsa. Pessoas assim são manipuladoras, muitas dotadas de eloquencia, consegue por incrível que pareça agregar seguidores por isso, se tentar desmascará-las, será sua palavra contra a delas. Pode ser que as pessoas acreditem, mas em alguma hora, a máscara dela cai até porque a vida social de uma pessoa detratora é curta e logo ela será posta às margens do convívio social ou seja;

Convite para festinhas, reuniões, churrascadas e outros eventos....Nunca mais. É assim que uma pessoa falsa termina. E tem outra coisa, me chamo Joaquim mas não sou português ingênuo tudo que está escrito por aqui, são muitas experiências minhas e dos outros amigos que cairam na teia de pessoas falsas. Inclusive, pessoas que se serviram cínicamente de dinheiro emprestado, roupas e até automóveis desses amigos decentes, deram belos prejuízos e ainda sairam falando mal deles sem os ressassir.

Mas,eu vou dar uma idéia "cheque" para vocês que é a seguinte: Se for uma amizade particular que ti sacanea, você pode se afastar da pessoa mas sendo colega de trabalho tem que aprender a conviver com a pessoa em questão.

O melhor a fazer ao identificar uma pessoa falsa, é manter uma postura formal, procurando sustentar o nível de educação elevado, formando um tipo de bloqueio mental para que a pessoa sinta dificuldade em esmiuçar a sua vida, com o tempo ela tende a se afastar por si mesma. Finja-se de bobo e procure colocar e analisar no fundo do cérebro cada palavra que essa pessoa falsa proferir.

Como dizia Raul Seixas "Se você entra num buraco de rato, de rato você tem que transar". Traduzindo, se você está no meio de falsos você tem que conviver com eles também e ficar atento. Mas nunca ser tão igual a eles.

Porque eu já fui vítima inúmeras vêzes de muitas pessoas falsas. Porém eu soube me desvencilhar delas como por exemplo na empresa em que trabalho como técnico em eletrônica.

Jamais penso em me assemelhar a esse tipo de gente, tal comportamento não bate com minha personalidade herdada do meu pai e da minha mãe, e Deus me deu cautela e sabedoria para saber lidar com elas.

Logo, para conviver com pessoas que apresentam essas características falsa e mentirosas é necessário ter muita cautela. No convívio diário seja cauteloso ao lidar com elas, pois podem querer prejudicar quem está no seu caminho para conseguir aquilo que almejam. Algumas pessoas gostam de ter duas caras e criam um “eu” idealizado. Isso acontece porque acreditam que desse modo serão aceitas em determinados lugares ou por certos grupos de pessoas. Não assumem nada ou não demonstram 100% o que realmente são. E muitas vezes nem sabem quem de fato são.

Essa atitude pode ser motivada por diversos fatores. A insegurança, baixa autoestima, a falta de aceitação de si, ter traumas, necessidade de mostrar o que de fato não é. Pode acontecer inocentemente, ou seja, sem que a pessoa tenha consciência que está sendo falsa. Isso é possível principalmente quando não se conhece e não sabe do que é capaz. Criou conscientemente ou inconscientemente ao longo do tempo um falso eu, por achar que não é suficientemente bom e por isso as pessoas não vão lhe aceitar ou amar, passando a demonstrar uma personalidade mascarada.

O crescimento da falsidade é resultado da ação da sociedade e da mídia que ditam as regras de como a pessoa deve pensar, agir e sentir para ser feliz por completo. Juntas apresentam às pessoas como devem pensar, falar, comportar-se, sentir, enfim, a maneira como devem ser. Por causa das circunstâncias vividas, tornam-se reféns da mentira, por não se verem com estas personalidades perfeitas e criam um eu falso para viver.

Interessante, desde os meus tempos de Barbalho e de menino sempre aprontando, eu já reparava nas pessoas falsas e nos seus cínismos quando precisavam de mim para algum favor. Das suas bocas só faltava sair mel.

Uma pessoa falsa, também é alguém que pretende ser sua amiga, estar do seu lado, e então vira de lado e fala ou faz coisas que lhe prejudiquem, expõem ou fazem você ser maltratada devido as coisas que elas sugerem ou revelam. Ser falso é uma forma de manipulação e revela que uma pessoa é desleal, insegura e incerta sobre o seu lugar. Entender as motivações por trás da pessoa falsa podem lhe ajudar a encontrar maneiras de lidar com isto, assim como a entender que esta pessoa é normalmente alguém com poucos recursos emocionais e provavelmente um indivíduo muito infeliz. Apesar de isto não ser desculpa para o comportamento de uma pessoa como esta, pode servir para lhe reafirmar que esta pessoa falsa provavelmente age desta forma com muitas outras pessoas, e precisa ser tratado como uma pessoa a se ter cuidado. Algumas razões do porque as pessoas são falsas incluem:

Incapacidade de fazer amizades verdadeiras ou manter amizades, e talvez um medo de se aproximarem demais de outras pessoas quando sofrendo. Fofocas ditas de uma maneira negativa podem fazer estas pessoas sentirem-se mais atraentes para outras pessoas as quais elas buscam amizade.

Inabilidade em conseguir o que querem da vida porque não possuem talentos, não gostam do seu trabalho, não conseguem descobrir as coisas, ou tem medo de fazer coisas inovadoras para si mesmos. A sua cobiça por promoções, lucro, ou melhores posições pode fazer com que vejam o caminho da falsidade como um caminho fácil a ser seguido.

Buscam impressionar alguém. Este pode ser o caso onde a pessoa não sente que está tendo atenção ou respeito o suficiente de alguém em posição de autoridade ou alguém com quem gostariam de passar mais tempo junto. Pode ser pior se você for amiga das pessoas que a traidora quer conhecer.

Inveja. Uma pessoa insegura que também tem pensamentos invejosos sobre alguém pode facilmente começar a falar pelas costas de forma a sentir-se superior sobre o assunto que lhe interessa, e pode até mesmo ver isto como uma forma de vingança, uma maneira de derrubar as forças de alguém para aparentarem e sentirem-se mais fortes.

Minhas Considerações Finais

Tenham o máximo de cuidado, pois ela a pessoa falsa pode criar uma rede de intrigas, pode virar algumas pessoas contra você, assim como transformar as coisas em uma guerra.

Evite transformar a situação em uma zona de guerra. Na maioria dos casos, pessoas falsas estarão perto de você porque você trabalha, estuda, vive ou se diverte com elas e com seus amigos mútuos/colegas/familiares. É melhor encontrar uma maneira pacífica de se tolerarem, ao invés de carregarem esta tensão sem fim.

Cuidado, pois ela pode ter uma visão completamente diferente do que está certo ou errado, e achar que se justifica falar mal de alguém por inveja ou para defender um amigo por bem ou mal. Pode começar com alguém fazendo mal para você e a pessoa falsa ficando do lado desta pessoa para lhe atacar também. Se ela achar que está certa ao fazer isto, não há como fazê-la mudar de ideia.

Pessoas manipuladoras responderão ao confronto tentando confundir você, frustrá-lo ou jogar a culpa de volta em você. Cuidado com isto e esteja pronto para manter-se assertivo e ver isto como uma algo que precisa ser resolvido para sua própria paz, e não a dela. Continue focando nas frases “Eu” e em soluções ao invés de se afundarem em minúcias do que aconteceu e de como não se sentem responsáveis.

Se uma pessoa falsa insinuar que você está exagerando, informe a ela educadamente que você tem o direito de reagir ao que você percebe como deslealdade ou traição. Naturalmente, permaneça objetiva, calma e tão diplomática quanto puder, mas não deixe que ela a engane a pensar que a sua reação emocional significa que você está errado.

Quando souberes de alguma sacanagem feita por uma pessoa falsa que você pensava ser seu amigo ou amiga, muita calma nesta hora e deixa a vida fluir. É difícil mas dá para se conseguir.

Ok?

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound45@hotmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 28/06/2017
Código do texto: T6039824
Classificação de conteúdo: seguro