Serestas de antigamente

No passado havia as famosas serenatas, paticipei de várias, mas apenas como mero espectador e nunca como paticipante ativo porque não canto, não toco nenhum instrumento e jamais levaria uma curriola para a porta de uma namorada (era o que faltava, levar outros para cantar e tocar para ela e ficar apenas olhando?!!!!). Era apenas um figurante, mas achava lindo uma serenata, sobreudo quando a musa do enfrentnte da serenta abria a janela, mas temia quando havia as broncas. Houve mesmo algumas broncas. Fazia parte do show das serentas.

Mas participei mais das serestas: em vez de sair pelas ruas cantando nas portas das moças, os boemios se reuniam num local público, quase sempre num bar. Adorva quando boavm mesas e cadeias na calçada e era noite de verãocom estrelas brilhando e a lua rindo e inspirando os seresteiros.

Ainda rapazote, com uns l7 ou 18 anos, já participava ds serestas sob os luares do sertão. Não há mesmo, acrditem luar mais bonito que os do sertão. Lembro que íamos parricipar até de serestas em outras cidades. Recordo de um seresteiro, me parece que de Sertânia, que sempre que começava a cantar numa seresta ele iniciava com um vrso de uma música de Evaldo Gouveia e Jair Amorim: "Mas se um dia eu tiver que chorar, ningupem chora por mim", e daí adentrava no repertório de Altemar, Nelson Goçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas e etc e coisa e tal. E tome cerveja, naquela aépoca era a a Brhama casco escuro, mas se nçao tivesse se tomava a Antartica. E muito Rum Motilla com coca (meu preferido). Havia algo inexplicável: quando esse seresteiro cantava "Chão de Estrelas", ele se levntava e dizia que para cantar o Hino Nacional da seresta tinha que fazê-lo em pé. Pois bem, qundo ele cantava aquela verso lindo que fala na lua furando o nosso zinco salpicava noss chão, eu juro, hermanas e hermanos, que a lua ficava fazendo cabriolas no céu e as estrelas faiscavam, devia ser muita cana no quengo.

Hoje não há mais serestas, só zoada, músicas horríveis, barzinho lotado, não há o romantismo, a boemia legítima, o clima de antigamente. Infelizmente.

Mas se um dia eu tiver que chorar, ningupem chora por mim". Ah, que saudade das serestas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/06/2017
Código do texto: T6040608
Classificação de conteúdo: seguro