Ensaios sobre sonhos reais

Assim como dizia Fernando Pessoa, todos nós deveríamos ter uma espécie de dever de sonhar. O sonho é o princípio da realização, não existe vida sem fantasia, sem imaginação; ou talvez até exista: a tal vida vazia. Concordemos que cada vez fica mais difícil sonhar, principalmente no caso dos jovens brasileiros, tão esperançosos por um país mais justo e oportuno.

Existem pessoas que sonham com a realização profissional, outras com a independência financeira e outras em simplesmente terem uma vida simples porém, digna. Tudo isso está ligado a um fator social da qual a corrupção, a má distribuição de renda e a discriminação fazem desmoronar sobre cidadãos o peso da realidade e a descrença de dias melhores. Há tantos anos a população sonha, literalmente, em poder ter dignidade neste país, onde seus direitos sejam executados com justiça, fazendo assim uma população ativa, respeitada e responsável. Será demais sonhar com isso? Pois esse deveria ser o sonho de todos os jovens. Atualmente, qualquer sonho pessoal como, por exemplo, construir uma família, estudar ou seguir carreira está ligado a uma questão social, portanto é explicitamente necessário ter uma visão coletiva e política em relação ao sonho.

É tão amplo falar de sonhos, eles são tão densos e divergentes, porém, todos têm algo em comum: as pessoas os classificam como perdidos, afinal de contas são apenas sonhos, estão distantes da realidade cotidiana. Que erro comete a humanidade! Estão abandonando as próprias metas de vida. O que seria de nós se o próprio Jesus Cristo tivesse desistido de missionar conhecimento, fé e paz? E se todos insistissem na teoria de que o mundo é quadrado, deixando assim de navegar e ampliar territórios? O que será do Brasil se deixarmos de idealizar? Será possível existirem situações mais desiguais e vergonhosas? Não deixe para que os próximos descubram a resposta.

Portanto, enfrentemos os inimigos como desafios, é importante insistir em um sonho, pois alguns só nos aparecem uma vez ou só nos é permitido realizá-lo em um determinado momento, depois disso não é mais sonho, passa a ser lembrança. “A mente criativa brinca com os objetivos que ama” (Jung)

O segredo do sonho é simplesmente trabalhá-lo, faça um teste.

Li Porfirio
Enviado por Li Porfirio em 12/08/2007
Código do texto: T604144