A Moral e a Ética

Entre essas duas muralhas existe o homem.

Dotado de inteligência e com propensão para o desenvolvimento da Sabedoria, que diga-se de passagem, é bem diferente daquela.

Esse homem recebeu o dom da vida.

A vida é uma experiência pela qual todos precisam passar.

Para uns a vida é a realidade dessa forma subsistente de vida, é apenas existir; e por entre trancos e barrancos, agonias e dores, fome, cede, solapado pela ignorância de si e de outros insiste em viver. Esses outros predominam em seu raio, e esse, subsiste da observação no ponto tangencial, por aqueles chamada mediocridade, a única coisa que lhe resta por aproximação da Vida, mas que para ele isso também é viver.

Se por um lado o conceito de vida é aquele que predomina pelo poder material e pela regra geral, chamada moralidade, imposta por aqueles, não fica atrás o desvalido "substrato" humano, que por sua vez institui as suas regras, sua também moralidade. Daqueles, em sua moral, esses nunca escapam, são apenas o feno que engorda o gado que os alimenta. Desses, aqueles sempre serão os vilões, os algozes que imprimem por sua intelectualidade e poder a marca de sua ignorância brutal; que se alimentam do sangue desses, mas que para esses sempre serão o favo e não o mel. O problema é que para chegar-se ao mel é preciso conhecer o favo de cera. então Esses pela intelectualidade e perspicácia olham carentes até receberem e voltam rangendo os dentes desejando sua morte ou seu lugar.

por via de regra, à moral por assim dizer, o homem deve ser: .CORRETO, DECENTE, HONESTO, ÍNTEGRO, JUSTO, mas para isso quem dentre os homens é idôneo?

O que nos resta, tanto àqueles quanto a esses, é a morte por infração da lei moral, cega, fria e calculista; a menos que recorramos à ética para o discernimento adequado de cada ação moral a que somos submetidos diariamente e tenhamos a disposição para fazer acontecer a preservação da vida, se de fato é isso que estamos querendo de Adão até agora.