Mulher Elegante

Concordo que a maoria dos homens elogia uma mulher bem vestida (diziam antigamente: vestida para matar), com um vestido deslumbrante a la Grace Kelly, usando sapato alto, desfilando, toda toda,chiquérrima, como diria um cronista social, poderosa e outras frescuras do gênero. É natural a admiração. Mas é apenas uma faceta da mulher, um item, a casca, o porte, quase uma fantasia, às vezes nem é elegância porque elegânca é outro departamento.

Dizia Balzac, um craque na descrição da vida social e dos costumes: "O incapazse cobre;o rico se enfeita; o presunçoso se disfarça; o elegante se veste". O saudoso designer da moda, Yves Saint Laurent afirmou: "Sem elegância no coração, não há elegância". Mas foiSêneca ha mais de dois mil anos quem melhor definiu a mulher elegante e bonita: "Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que nao deixa possibiidades para admirar partes isoladas".

Sempre discordei de uma besteira dita por um dos poetas que mais admiro, Vinicius de Moraes, quando afirmou: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Deva terexplicado primeiro o que é beleza. Srá só a fisica? A beleza e aelegância de uma mulher está no todo. Há mulheres que não possuem dotes fisicos mas são lindíssimas e elgantes porque o charme, a ternura, o talento, a dgnodade, o caráter e a capacidade amar tornaas lindas e e elegantes. Para mim uma mulher elegante é aquela qe é íntegra, positiva, corajosa, doce, quefing ser frágl mas é fortíssima, uma mulher que sabe sobretudo amar e resistir. A mulher, repito, ´o todo, nunca uma parte.

Na vida conheci muitas muheres e posso testemunhas, as mais belas e elegantes sempre foram a aquelas menos enfeitadas e menos ligadas à moda. A eegância de auma mulher só mede com a lente, a régua e o compasso da ternura e do amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/07/2017
Código do texto: T6044560
Classificação de conteúdo: seguro