Mensagens que edificam - 299

"Interrogação"

Na frenética busca por respostas não respondidas, o criterioso rompe com os critérios inescrupulosos do mal saber e avança na direção do desconhecido. Os que se contentam com as migalhas do universo revelam o quão medíocre é o seu mundo interior. Algo tão estupendo merece explicações concisas e se estas faltam, o mergulho no escuro será inevitável por aqueles que compreendem que somos bem mais do que vimos, mas não temos que crer para ver bem mais, e sim perscrutar, investigar, ainda tendo noção de que esta especulação poderá morrer na praia do esquecimento. Todavia, os que fizeram história não se contentaram com vírgulas, reticências e pontos parágrafos, mas propuseram um grande ponto de interrogação como barreira a ser ultrapassada, e assim se deram as grandes invenções, os descobrimentos e o espetacular avanço tecnológico.

Nada seria lógico sem que indagações fossem levadas a fundo, e mesmo que seja muito profundo esse mar não afogará os anseios dos que sonham acordado e fazem com as suas próprias mãos que os seus desejos se realizem. É muito cômodo se entregar à uma prece, uma reza, ou mesmo uma fervente oração como se a vida consistisse num tabuleiro onde jogadores decidem para onde vai o cavalo, se o rei fica imóvel ao perceber que a rainha deu espaço para o peão numa torre, sob o olhar indiferente do bispo. É muito conveniente fazer uma convocação para que todos intercedam pela paz no planeta Terra, e não mover uma palha para que o sentimento de real fraternidade apareça e não se comova ao ver tantos catando migalhas.

Eu não jogaria a toalha nesta batalha, ainda que reconhecendo o quanto tenho falhas, mas o desconfiômetro não está quebrado, nem jamais diria a santo nenhum que me valha, uma vez que viver, naturalmente já é andar sobre o fio da navalha, nesta que não é uma novela, nem um conto épico, mas um capítulo da vida real.

Eu me sentiria mesmo mal, se me acovardassse e não me perguntasse todos os dias de onde viemos e para onde vamos. Assim como eu escrevo, tantos se atreveram a transformar textos em escritos sagrados, e desta maneira criaram cartilhas com protótipos de super-heróis bem anteriores ao Batman e o Superman, aliás nesta época o Homem Aranha ainda não tinha se atrevido a atirar uma única teia, mesmo porque não havia arranha-céus, mas já se cogitavam um céu que fosse o paradeiro de todos os bons seres humanos, não os réus. Os maus estariam e estão fora dessa, e estar fora dessa é dizer que todos os livros foram escritos por mãos humanas, e que quanto mais fértil a imaginação do escritor, também mais curiosa a saga do ator. Diga-se de passagem, milhares de atores, ou porque não dizer, personagens que protagonizaram as mais diversas cenas, que ainda hoje evocam a imaginação e a fé.

É preciso crer pra ver, pois se você fizer o inverso está condenado a morrer.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 10/07/2017
Código do texto: T6050271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.