FÉ – RESUMO DOS GRANDES TEXTOS

FÉ – RESUMO DOS GRANDES TEXTOS

As grandes lições que o homem pode aprender na vida não estão versadas em termos difíceis. As palavras mais simples são as que contêm um potencial incomensurável.

A fé, por exemplo, é tão fácil de escrever, tão sonora é sua pronúncia e tão eficaz a sua recomendação. Sendo simples, pequenina, resume a essência dos grandes textos, é como o próprio Deus que, em poucas letras, sintetiza a Eterna Mensagem do Universo.

A esperança não pode ser esquecida, quando queremos ensinar ao homem o caminho, a verdade e a vida.

Mas a caridade é talvez, de todas as palavras que formam esse triângulo sublime, a mais celestial de todas. Por isso, a mais difícil lição é aquela que se propõe a ensinar ao homem a sua ciência, a sua mecânica, a sua arte sagrada.

Aprender a ser caridoso é talvez a fase mais árdua que a criatura atravessa na vida. Porque caridade não é dar a sobra, não é entregar com uma e tomar com outra mão a bem-aventurança querida. Ela representa a humildade cristã, ela é somente dar e nada esperar de volta. A caridade só é pura, sem a expectativa da recompensa.

Dai, mais dai sempre. O mundo de hoje precisa tanto do vosso perdão! Ninguém pode ousar dizer que, se amanhã tiver de dar, por certo negará. Se assim o fizer, não há de ser em nome do Cristo, pois que Este se desdobrou em dádivas sagradas. E, no derradeiro instante em que podia negar, rogou ao Pai perdoasse aqueles que não sabiam o que estavam fazendo.

Aprendei essas lições simples, modestas, e estareis preparados para a maior de todo, o Futuro!

Jaubert
Enviado por Jaubert em 13/08/2007
Código do texto: T605037