Vista de um trecho da Beira Mar
                                      Fortaleza-CE

A CIDADE DOS CUPINS

             Lí, um dia destes destes no jornal, que o Açude Cedro está totalmente acabado, lamentávelmente abandonado pelas autoridades que deviam zelar pela sua conservação, com suas árvores infestadas de cupins. Fiquei pensando cá comigo... Não estaria aí a resposta para a onda de cupins que tomou de assalto esta cidade? Quem sabe os cupins resolveram mudar-se para a capital cansados que estão de morar no interior? Tudo é possível porque, para desespero da população, Fortaleza virou um imenso cupinzeiro.

             A maioria das pessoas que conheço tem ou teve problemas com os ditos insetos, ou sabe de alguém que vive situação idêntica. Até mesmo um dos meus pedintes costumeiros precisou de um dinheirinho extra para trocar as linhas do seu barraco que os cupins estavam comendo.

              Aqui em casa nem se fala. É um Deus nos acuda. Quando menos se espera nos deparamos com uma trilha nova. Não há compartimento que tenha escapado à sua sanha maldita. E isso porque temos o cuidado de estar sempre revistando os armários e colocando cupinicida para acabar com eles. Mas qual, não tem jeito.

              Já chamamos pessoal especializado para cuidar do seu exterm´nio, porém é difícil vencer essa praga. Parece que alguns mais espertos escapam à ação do veneno, e aí começa tudo de novo.

              Atacaram o armário do meu quarto de uma tal maneira, que acabei por perder montes de fotografias e um sem número dos meus livros tão ciosamente guardados. Nunca mais vou recuperar as fotografias dos meus filhos ainda pequenos ou os livros que fui obrigada a queimar e que me acompanhavam de longa data. Lá se foi o que restava da minha coleção da "Biblioteca das Moças", "Quo Vadis", "O Homem que Rí", "As Maravilhas do Conhecimento Humano"... Muitos deles vieram comigo do Rio e eram objeto de gratas recordações. Agora o que resta? Só a lembrança.

             Aborrecida com o acontecido resolvi doar os que escaparam da fogueira para uma biblioteca da cidade. Ficaram muito agradecidos. Tomara sejam bem aproveitados divertindo ou instruindo a quem deles fizer uso. Para mim foram companheiros de muitas horas agradáveis.

             Ah, sim! Aproveitando a oportunidade que se me oferece, quero dizer que no caso de alguém estar interessado em adquirir uma residência de bom tamanho, situada logo ali, na Costa Barros, bem pertinho de hospitais, escolas, supermercados e rodeada de restaurantes, pode apresentar sua proposta. Estamos abertos às ofertas.

                                              Janeiro - 1999