Mensagens que edificam - 305

"Curiosidades sobre Israel"

No período monárquico, o rei funcionava como chefe da religião nacional. Os reis usavam a religião nacional para exercer a sua autoridade, mas outros deuses além de Yahweh continuavam a serem adorados. Evidências sugerem cada vez mais que muitos israelitas adoraram Asherah como consorte (esposa) de Yahweh, que era esposa de El, deus cananita e seu primeiro marido. Entretanto Baal continuava sendo adorado, e sabe-se que mais tarde é que este tornou-se rival, quando foi convencionado que Asherah também deveria deixar de existir, ficando Yahweh como único deus. O facto é que o politeísmo do povo hebreu deixou de existir por questões políticas, que implicaram na própria sobrevivência da nação que agora procurava amenizar as diferenças entre o Reino do Norte e o Reino do Sul.

Difícil de aceitar?

O grande problema é quando as pessoas se atém à um ùnico livro como verdade absoluta e ignoram todos os outros livros, e ainda tratam a história como conspiração contra a sua fé.

Mas voltando ao politeísmo... será que ele deixou mesmo de existir???

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 20/07/2017
Código do texto: T6060337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.