Brasil Colônia

O Brasil está em crise desde sempre, e não é novidade! A pátria amada e sua crendice de ser idolatrada não passa de algo fútil longe da realidade. O Brasil tem seus patriotas. E, eu, considero-me um além disso: Sou manifestante. Porém, pacífico.

Mãe gentil?! Com seus políticos corruptos!? Com sua roubalheira!? Com sua mão retardada para o pobre?!

Belo!? Com seus mercantilistas da fé!? Forte!? Com seus ídolos e deuses!? Impávido colosso!? Com seu pouco potencial de país de 1º mundo !?

Como bom soldado, vou crer em sua grandeza! Ao ler sua história qualquer um fica tanto agradecido pela sua bravura e conquista como também escandalizado pelo o que ele tornou-se a vir ser novamente, ou seja, tendo o adjetivo "brasileiro" com o sentido negativo. Pois, segundo o filólogo Silveira Bueno, "brasileiro", que significa ofício, era o tirador de pau-brasil.

Esse ofício tinha sentido negativo porque quem extraía pau-brasil no início da colonização em geral eram criminosos, mas com o fim do comércio da madeira, a palavra brasileiro consolidou -se como adjetivo pátrio. Sobretudo, será que voltamos a essa época de ninguém querer ser chamado de brasileiro!!??

ThiagoSilvaFeitosa
Ministério_Poético
Enviado por Ministério_Poético em 24/07/2017
Reeditado em 24/07/2017
Código do texto: T6063479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.