Que diabos está acontecendo no Brasil?

A sociedade atual está vivendo um surto de valores contrários, um surto de banalização. Onde o infrator é apadrinhado e a vítima julgada pelos seus valores. Na minha concepção, apropriação indébita de bem alheio é errado e sempre será. Só será classificado como um errado ‘aceitável’’’ ou não, depois de analisar as circunstâncias em que o furto foi cometido.

Tenho também uma concepção de um errado aceitável: uma mão que furta algo em uma feira para alimentar seus filhos por não ter o poder aquisitivo suficiente para adquiri-lo de forma lícita, é uma ação incorreta, porém, tolerável, tendo em vista a situação de inópia alimentícia de seus filhos. Nem por isso deixa de ser um erro, apenas diminui a gravidade tendo conhecimento de seus motivos.

O que tem ocorrido atualmente é a banalização da criminalização e a inversão de valores. Procura-se uma resposta para todo ato infracional cometido, a fim de justificar o crime e diminuir o impacto midiático que isso pode causar, mas esquecem que a vítima é a maior prejudicada, teve seu(s) bem(s) subtraídos e ninguém procura providências para ajudar. São raras as exceções em que uma vítima de assalto, por exemplo, consegue seus bens de volta. Mas já não é tão rara assim a ação de pessoas protegendo criminosos como se fossem vítimas de uma sociedade desnivelada nos conceitos sociais.

Que o Brasil é um país de desigualdade social não é novidade, mas responsabilizar o sistema pelo ato ilegal de alguns não me parece uma ação muito inteligente. Se o atual cenário social influenciasse tanto assim na índole de um indivíduo essa influência deveria se exercer em massa, não? Porque só afeta uma parte da população? Você mesmo que salvaguarda esse tipo de indivíduo, porque não apresenta um tipo de comportamento parecido? Porque a desigualdade enfrentada no Brasil não te afeta?

Esse tipo de ação tem muito mais influência psicológica do que externa, então não cabe a nenhum de nós condenarmos, mas também não nos cabe absolver. Todas as ações condenáveis pela sociedade tem um único e objetivo significado, infringiu a lei tem que ser julgado e punido de acordo com a concepção da autoridade responsável. O que não podemos é banalizar o crime transformando-o em uma coisa fútil, e tratar um criminoso como um ser persuadido.