O ESTROGONOFE DE CARNE

Um dos meus pratos preferidos é o estrogonofe, de carne ou de frango. Geralmente, de frango, porque é difícil encontrar um estrogonofe com carne macia. Em regra, ou está dura ou dura e encoberta por gordura. Nem limpar a carne a pessoa consegue!

Mas, hoje tive uma grata surpresa. Fui a um pequeno restaurante aberto próximo ao trabalho. Um dos pratos anunciados era estrogonofe de carne, com arroz e batata palha. “Vou testar”, pensei.

Noutro dia, pedi o filé de frango com arroz e feijão e gostei do tempero leve do feijão. Então, já conhecendo as duas garçonetes, pedi o prato escolhido e sentei-me numa das poucas mesas do recinto.

Não demorou quase nada, chegou o prato. Uma grande porção de arroz com cenoura relada - adorei – ladeado de batata palha e uma cumbuca com estrogonofe. Tinha uma aparência boa.

Ah, deixa eu abrir um parêntese para falar dos talheres. Vez passada, no envelope, havia um garfo e uma faca, mas faltou a colher para pegar o feijão. Desta vez, estavam todos lá, bonitinhos. Os três talheres imprescindíveis.

Então. Coloquei uma porção de arroz com cenoura – hummm – no prato, encimei com o estrogonofe e atolei tudo com a batata palha. Dei a primeira garfada... felicidade. Sim, felicidade! A carne estava macia – tudo bem, com umas gordurinhas a mais, mas macia – e saborosa. O tempero era semelhante ao do feijão, na consistência: bem leve. Fiquei surpreso, mesmo. Confesso que esperava por uma carne dura, como sempre; mas, estava tenra. Fiquei tão entusiasmado que fotografei o prato e enviei por WhatsApp para minha esposa e para minha filha, que também adoram estrogonofe, só para fazer inveja.

Comi tudo. Só sobraram uns grãos de arroz, umas poucas cenouras raladas e dois ou três sebos maiores que separei da carne. O resto foi todo para o meu aparelho digestivo apreciar. Mas, bem mastigadinho para não se sobrecarregar, tadinho já tão por mim maltratado – daí porque em atual tratamento.

Ao pagar pelo almoço, teci – como fizera vez anterior – comentário elogioso a respeito do bem preparado prato, desta vez pela carne macia e tempero suave.

Voltarei para novos testes. Espero que esse restaurante mantenha a boa comida para se tornar o meu preferido.

Rinaldo Saracco
Enviado por Rinaldo Saracco em 27/07/2017
Código do texto: T6066872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.