CRIANÇA DESESPERANÇA

CRIANÇA DESESPERANÇA

“Achamos que até o ridículo tem um limite aceitável. Qualquer cidadão tem o direito de ser ridículo, mas não tanto. Aliás, tudo na vida precisa de uma fronteira.” (Holdemar Menezes).

Enquanto determinadas pessoas procuram amealhar sentimentos de gratidão para usá-los no dia-a-dia, em prol de seres humanos que vivem as margens da sociedade, outros mais escrupulosos procuram se embrenhar no mundo marginal das drogas e dos crimes, muitas vezes obrigados pela família para levar para casa, seja de que maneira for o sustento dos pais e dos irmãos que vivem na ociosidade e ainda dando-se ao prazer de usufruir todo dia, o dia todo, do consumo de álcool que vicia, mata e aniquila. A irresponsabilidade dos pais que querem se livrar dos problemas dos filhos jogando-os nas ruas para aprender a arte de subtrair, roubar e até matar. A Academia da Morte está recebendo a maioria dos meninos de rua, principalmente aqueles que cometem infrações de leve a graves, para um curso de pós-graduação na área da marginalidade com intuito de dizimar sem dó e piedade as pessoas de bem. Essas não são as crianças esperança e sim as desesperanças que vemos todos os dias nas principais ruas e avenidas da cidade, mas os órgãos responsáveis por esses menores infratores nenhuma medida toma, somente quando esses meliantes mirins cometem crimes bárbaros, horrendos e que deixam à população chocada e com anseios de vingança. “Assaltantes matam professor” – esta é a marchete dos jornais de Fortaleza. Vejam o absurdo e a que ponto nós chegamos: “Vítima foi rendida na porta do condomínio onde morava, na Varjota. Três Adolescentes aborrecentes praticaram o crime e estão foragidos”. A vítima era um professor de sucesso. Arnaldo Dias Belchior, 47 anos, era casado e pai de dois filhos, que cursam Faculdade de Informática.

Um deles segundo informações da mídia estava atualmente fazendo intercâmbio nos Estados Unidos da América do Norte (EUA). A vítima era professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 1997, tinha doutorado em Engenharia de Sistemas de Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exercia a função de professor do curso de mestrado em Informática Aplicada, com 12 alunos, ensinava Engenharia de Software e Gerência de Produtos de Software. Entre 2002 e 2006 foi agraciado com seis prêmios em concursos regionais pela Sociedade de Computação. Altamente religioso e praticante fervoroso da religião católica. O mais horripilante ainda é que a vítima fazia-se acompanhar de sua esposa e foi dizimada a tiros. No momento do assalto não havia nenhum tipo de segurança na rua. Vemos com bastante tristeza a situação dessa família e ao risco que estamos correndo por falta de segurança, enquanto isso as autoridades ficam a discutir quando irão colocar em funcionamento um chamado policiamento de quarteirão. Socióloga foi morta na mesma área e nenhuma ação por parte do governo e da segurança foi tomada. É assim o quadro em toda Fortaleza. O que eles sabem fazer e bem é surrupiar o reajuste de determinada classe de servidores estaduais. Senhores a ONU (Organização das Nações Unidas) - prevê para as capitais um policial para cada 250 habitantes e no interior um policial para cada 500 habitantes. O efetivo da polícia hoje é um pouquinho maior do que existia em 1972. A Via Expressa da Morte deixou em desespera a família da socióloga e professora universitária, Andréa Havy Bindá, 38 anos, atingida com um tiro de revólver por menores quando dirigia seu veículo. Indagamos: “O que será de nós, de nossos filhos e netos”.

As autoridades estão cegas, surdas e mudas e sem nenhuma ação, até as corrupções pouco a pouco são esquecidas, visto que ninguém é punido e quando sai alguma punição o corrupto já enviou a grana para contas no exterior ou mesmo em nome de laranjas. O delegado Fábio Faço, do 2º. Distrito Policial (Aldeota) comanda busca aos assassinos, como são menores de idade, logo - estarão soltos delinqüindo nas ruas da cidade. É uma vergonha!Professores e amigos de Arnaldo Dias Belchior estão inconsoláveis e muitos estiveram no Instituto de Medicina Legal (IML) se solidarizando com a família da vítima. Secretário de Segurança reconhece que “A insegurança no Ceará está no limite”, e nós diríamos que já ultrapassou os limites. Enquanto deputados discutem na AL (Assembléia Legislativa) a população fica a mercê dos bandidos que tomam conta da cidade, outrora segura e com menos pobreza. Um fato inusitado e que os jornais irão publicar depois é que foi aberto hoje em Fortaleza, o 1º. Fórum de Segurança Pública e que o governador Cid Gomes estava ausente, enquanto rolavam as discussões um arrastão tomou conta do Shopping Iguatemi e de lá roubaram carros e pertences de pessoas que participam do Fórum, parece até alguma coisa tramada para enfraquecer mais ainda a pasta da segurança. Um recado aos que fazem política no estado do Ceará e do Brasil, se medidas urgentes não forem tomadas iremos pagar pedágio para poder sair de casa.

Bandidos soltos e a população presa entre grades. Aproveitando o ensejo queria dar uma conotação de um “jornalista’ de nome: Neno Cavalcante que certa vez em sua “Coluna É” do DN (Diário do Nordeste) disse:” TORCIDA: A imagem das policias está tão negativa que numerosos cearenses torcem fervorosamente pelos bandidos do IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate). Ouvi até gente sugerindo que se libertassem todos os presos e colocassem policiais dentro das celas. (DN 06/04/1997). Outra: A “jornalista” Regina Marshall em sua coluna dos domingos afirma: “O X da questão”. Diante do caos a que chegou - o sistema de Segurança Pública no Ceará, deputados da oposição e governistas deram-se as mãos, inconformados com a inércia do secretário nomeado para garantir o bem-estar dos cidadãos. O Ceará está entregue à ação de bandidos. Ninguém tem garantia de vida nem mesmo dentro de casa. É difícil não corromper policiais que recebem salários de miséria. Daí as polícias estarem infestadas de assassinos, estupradores, traficantes e assassinos. Onde está à ética senhora Regina. Não se pode generalizar e nessa infeliz matéria à senhora cometeu um crime maior do que a sua dignidade. Se é que tem. (DN 25/03/199). Depois contamos mais as hipocrisias de alguns repórteres que fazem à imprensa no Ceará. O Brasil parece um caso sem jeito. “Somos na Terra confiados ao cadinho purificador do sofrimento e talvez que a estabilidade no mundo fosse apenas estagnação. Zurzem sobre nós azorragues expiatórios e regeneradores, por todos os lados e, por essa razão, ainda mesmo alçando o desejável equilíbrio material e espiritual no campo da experiência humana, o sofrimento alheio não nos permitiria repouso”.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 14/08/2007
Código do texto: T607060
Classificação de conteúdo: seguro