Falando de literatura infantil

No mundo mágico das fábulas escritas por José Bento “Monteiro Lobato”, muitas gerações conheceram pelo método disciplinar dos educadores da época.

Residindo no Jardim Botucatu, região do Sacomã eu caminhava a pé com destino ao Zoo da Água Funda - SP, vi uma placa de rua com o nome “Viagem ao Céu”.

Achei interessante esse nome, até então não sabia a razão do nome, isto porque a maioria dos nomes de ruas e avenidas e praças tem nomes de vultos da história de uma maneira geral.

Trabalhando no Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, procurando arquivos nos armários acabei encontrando vários livros de literatura infantil, livros esses que fizeram parte da minha infância quando cursava os antigos quatro anos primários, a partir de 1950 a 1954, alguns do escritor Monteiro Lobato “Viagem ao Céu), Tales de Andrade (Saudade).

Importante dizer que só fui saber quem ilustravam os livros era um cidadão francês por nome de Jean Gabriel Villin, quando vi uma das salas do museu com a sua fotografia, seus pertences tais como dois cachimbos, prato desenhado com a imagem do “Currupira”, prato esse para pendurar na parede, e várias telas pintadas por ele, retratando imagens de Porto Ferreira, e tem também nesta sala um documento da Câmara Municipal de Porto Ferreira homenageando o Jean Gabriel Villin com o título de Cidadão Ferreirense.

Jean Gabriel Viliin (tinha 19 anos de idade) foi contratado por um fazendeiro de Porto Ferreira permanecendo e nossa cidade mais ou menos uns dois anos, intelectuais se encontram com intelectuais e Manuel Bergström Lourenço Filho (Porto Ferreira, 10 de março de 1897 — 3 de agosto de 1970) foi um educador e pedagogista brasileiro conhecido sobretudo por sua participação no movimento dos pioneiros da Escola Nova, acabou apresentando Jean para o escritor Monteiro Lobato.

A partir desse fato Jean conquistou a confiança de outros intelectuais especializados em propaganda e se projetou nacionalmente, tendo ilustrado também livros de outros escritores, Thales Castanho de Andrade (15 de setembro de 1890 – Piracicaba – 22 de outubro de 1977 São Paulo – São Paulo) foi um escritor, historiador e professor.

Jean casou-se com uma professora de Porto Ferreira, viveu um bom tempo na capital do Estado de São Paulo, e quando aposentou voltou a morar em nossa cidade, vindo a falecer e foi sepultado no Cemitério da Saudade (Cemitério Velho). Enfim Jean Gabriel Villin foi muito importante para a história de Porto Ferreira.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 02/08/2017
Código do texto: T6072452
Classificação de conteúdo: seguro