NINGUÉM SE ENTENDE NO ROL POLÍTICO BRASILEIRO

NINGUÉM SE ENTENDE NO ROL POLÍTICO BRASILEIRO

“Não raro, surgem nas fileiras espiritualistas estudiosos afoitos a procurarem, de qualquer modo, a aquisição de poderes ocultos que lhes confira posição de evidência. Comumente, em tais circunstâncias, enchem-se das afirmativas de grande alcance. O anseio de melhorar-se, o desejo do equilíbrio, a intenção de manter a paz, constituem belos propósitos; no entanto, é recomendável que o aprendiz não se entregue a preocupações de notoriedade, devendo palmilhar o terreno dessas cogitações com a cautela possível”. (Emmanuel).

Gostamos das frases que lemos na mídia escrita. Estamos nos referindo a frases de impacto para qualquer leitor, senão vejamos: “Populistas são todos iguais; mentir e manipular os fatos estão na gênese das suas estratégias, tanto de ataque quanto de defesa”. (Mário Vitor Rodrigues). “Todas as benesses oficiais têm o intuito – único intuito – de manter a todo custo Michel Temer na presidência da República” (Marco Antônio Villa). Na política do vale tudo o que interessa é comprar votos dos deputados impedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa apreciar (recebendo ou não) a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) de corrupção passiva que pesa sobre os ombros do presidente da República.

A equipe econômica já está protestando. Sabe que as medidas são injustificáveis e colocam em risco os rumos da recuperação – ainda que tímida – da economia. O déficit orçamentário deve aumentar. O recente aumento do PIS/Confins sobre os combustíveis não irá resolver o problema. Mas o governo só pensa em uma coisa: permanecer a qualquer preço no poder. E por enquanto vai continuando, pois a Câmara dos Deputados em votação tumultuada conseguiu livrar o presidente da acusação de corrupção passiva e agora aa denúncia será arquivada. O dinheiro que o ex-deputado Rocha Loures levava as pressas tentando se esconder e não ser visto, mas foi filmado pela Polícia Federal levando R$ 500.000 reais tinha endereço de Temer.

E aí como fica a situação? Roubar tem a passividade da maioria dos deputados Federais que fazem a Câmara? Ou não? Como pode o Brasil melhorar se os corruptos são eternos privilegiados pela justiça brasileira? My God proteja o País desses gatunos de plantão. Michel Temer planeja fazer um pronunciamento à nação caso vença a votação da denúncia apresentada pela PGR no plenário da Câmara dos Deputados. Como a sessão acabou tarde, a fala ocorreria no dia seguinte. O governo quer garantir o quórum de 342 políticos no plenário, mas admite que após a marcação da presença, alguns políticos da base aliada deixem a Câmara, sem que a fuga dê a oposição os votos suficientes para abertura de ação contra o presidente no STF.

Pelo que se viu todos os parlamentares e o governo não teve a grande maioria que esperava. “A política tradicional não me interessa. Políticos de direita ou de esquerda só dizem o que as pessoas querem ouvir. São falsos. São rappers sem consciência”. (Sadex- um dos mais famosos rappers da Europa, que contracena com Gerard Depardieu no filme Tour de France). O mais rejeitado. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela que Lula é o mais reprovado pela população com 55,8%, o que inviabiliza uma vitória num segundo turno em 2018. A mão ser que os adversários sejam Alckmin e Bolsonaro, com rejeição de 54,1% e 53,9%. Nesse caso, a eleição estaria em aberto.

Os pretensos candidatos seriam: Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Marina Silva, Joaquim Barbosa e João Dória. Dória do PSDB rejeitado por 42,2% - O prefeito de São Paulo, João Dória, é hoje o tucano com maiores chances de derrotar Lula nas urnas. Alckmin (PSDB) rejeitado por 54,1% - o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem um desastroso desempenho no Sudeste. Marina Silva (REDE) rejeitada por 46,3% - A ex-ministra Marina Silva também tem rejeição alta, mas menos que Lula e Alckmin. Bolsonaro (PSG) – rejeitado por 53,9% numa disputa contra Lula no segundo turno, Bolsonaro teria 32,3% e o petista 38,7%. Ciro Gomes (PDT) rejeitado por 50,2%, o ex-ministro Ciro Gomes é uma das opções da esquerda. Joaquim Barbosa (sem partido) rejeitado por 42,3% - o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa tergiversa quando perguntado sobre uma eventual candidatura.

Favas contadas – Até mesmo os opositores de Temer dão como certa a vitória do presidente no plenário da Câmara, que realmente decidiu pelo arq1uivamento da denúncia de corrupção passiva. A denúncia será arquivada e não irá ao Supremo Tribunal Federal. Pode Freud? No Brasil tudo pode. A tropa de choque de Temer barrou as pretensões dos oposicionistas. Será que com a denúncia de corrupção passiva de temer ter sido arquivada pela Câmara dos Deputados enfraquecerá a Lava Jato e o Juiz Sérgio Moro? Não sabemos. O “Laranja” do posto da Lava Jato. Um homem segundo a revista “Isto É” que usa roupas “puídas e manchadas”, é dono de hotéis e empresas de fachada. A Polícia Federal (PF) o trata como testa de ferro da família Chater, dona do Posto da Torre, que deu origem à Operação Lava Jato, e que agora é acusado de movimentar US$ 2 bilhões.

Sebastião Corrêa aparece como dono de hotéis e empesas, leva vida humilde e suspeita. Sebastião é sogro de Tony Chater, acusado de movimentar dinheiro ilegal. Polícia federal desconfia que seja laranja. Um patrimônio sob suspeição. Polícia Federal está intrigada com as propriedades em nome do humilde Sebastião Corrêa. O Bay Park, à beira do lago Paranoá, fica no Setor de Hotéis e Turismo Norte e está em situação de “abandono”, “com mais da metade do complexo desativado”. Apesar disso, nove prédios com total de 810 apartamentos estão em construção. Ao menos quatro empresas funcionam no mesmo endereço e tem nome fantasia ou o endereço eletrônico indicando “Bay Park”, Brasil Hospedagens, Marina Tour e Lago Paranoá.

Duas estão em nome de Sebastião Corrêa, uma já esteve em nome dele, duas estão em nome da filha dele, uma está em nome também de seu genro Tony Chater. No apartamento de Sebastião, a PF encontrou “mobiliários simples e um tanto desorganizados”, além de “peças de roupas simples, puídas e manchadas”, um revólver 38 com seis balas, sistema de segurança com câmeras, US$ 25 mil e R$ 125 mil em dinheiro vivo. Para a Polícia Federal, Sebastião “controla precariamente contabilidade da empresa Bay Park Hotel, mas “o padrão de vida ostentado” foi considerado “infinitamente inferior ao volume de recursos movimentados pela família e suas empresas”“.

Lavanderia inflamável. Operação Lava jato começou no posto da família Chater, para quem Sebastião estaria se prestando a “laranja”. Segundo a Polícia Federal, Sebastião “tem ou já teve participação societária na maioria das empresas do grupo” investigado na Operação Perfídia. A hipótese dos agentes e delegados é que ele “supostamente participa da abertura de empresas de fachada e da movimentação financeira do grupo”. Houve buscas contra o filho dele, Airam Corrêa. “Ficou evidente que o padrão de vida ostentado por ambos os alvos de investigação é infinitamente inferior ao volume de recursos movimentados pela família e suas empresas”.

E quem é o dono do Bay Park? O advogado de Sebastião, Arolita e Airam, Luiz Philipe Resende, diz que o hotel é da empresa Lago Paranoá, pertencente à mulher de Tony. As investigações continuam. Contra o feiticeiro. Agentes da Polícia do Senado denunciaram que a instituição desativou escutas legais em residências de senadores investigados na Lava Jato. Agora são perseguidos. Carlos Alfama agente da Polícia do Senado, que denunciou as escutas ilegais, vem sofrendo “retaliações” na Instituição. Paulo Igor Silva agente da Polícia do Senado teve promoção vetada pelo setor de recursos Humanos do Senado. Tem muita coisa esquisita acontecendo no rol da Política Brasileira, às vezes dá nojo. Fala que eu te escuto – A Polícia federal apreendeu maletas antigrampo usadas no Senado para desativar escutas determinadas pela Justiça. (Fonte: Revista “Isto É”).

Vamos aprender com o exemplo alemão: Após escândalos de corrupção, Alemanha adota políticas para fiscalizar doações partidárias e suborno de empresas. Hoje, está entre as dez nações mais transparentes do mundo. Mudanças – País de Ângela Merkel se prepara para um pleito mais transparente em setembro. O chanceler Helmut Kohl se tornou símbolo da corrupção entre os alemães. O que foi feito – As principais medidas adotadas pelos alemães para combater a roubalheira dos cofres públicos. Em 1963, após om escândalo de corrupção envolvendo o ex- chanceler Helmut Kohl foi criada uma lei que fiscaliza os partidos a divulgar doações acima de 10 mil euros. Partidos políticos alemães também devem prestar contas ao Parlamento por doações acima de 50 euros. Empresas passaram a adotar políticas de transparência mais efetivas, especialmente após o escândalo da Siemens, em 2016. Na Alemanha a compra de voto de deputados é passiva de punição, porém a justiça pressiona por mais rigor. Aqui no Brasil também deveria ser assim. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE – DA UBT- JORNALISTA-MEMBRO DO PORTAL CEN (LUSO-BRASILEIRO)- DO RECANTO DAS LETRAS- DO PARA LER E PENSAR E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/08/2017
Código do texto: T6073278
Classificação de conteúdo: seguro