São Torpes

(experiência de criação de narrador empírico)

**********************************

Enquanto realizava uma pesquisa em documentos antigos da empresa, encontrei uma singularíssima ata de reunião da diretoria. Constava em um livrão já empoeirado, em uma prateleira bem alta no arquivo-morto. Sua página exata estava indicada com um papelzinho amarelo daqueles autocolantes, a essas alturas quase solto. Eis o texto:

------------------------------------------------------------------

No primeiro dia de abril do corrente ano, às quinze horas, reuniram-se em sessão urgente e extraordinária na sede da empresa nesta cidade os senhores diretores Financeiro, Comercial e Administrativo. A pauta da reunião consistiu em item único:

* apreciação de fato relevante público (Anexo I) e deliberação sobre o mesmo.

Anexo I Texto encontrado no mural da empresa no início do expediente de hoje

============================================

Onde foram os diretores no mês passado em sua viagem de uma semana à Europa, de primeira classe, com dois acompanhantes cada? Cadê negócio entre nós e empresas europeias? E cadê as fotos dos diretores com belas jovens nas praias de Saint-Tropez naquela semana? Por que sumiram de seus perfis no facebook? Cadê? Cadê a Crise? Cadê a redução dos altos salários e dos oito assessores de cada diretor? Cadê as ascensoristas, que recebiam salário mínimo? Cadê as impressoras, e o cafezinho? Cadê relatório de economia de despesas? Cadê auditoria? Cadê vergonha na cara, seus canalhas desonestos pilantras patifes trapaceiros impostores trastes safados velhacos sacanas pulhas embusteiros biltres fraudulentos baixos infames gatunos falsos sórdidos indignos ignóbeis desprezíveis abjetos indecentes torpes

Armandine Von Malandrowski

============================================

O diretor Administrativo questionou se todos leram o documento. Os demais diretores leram o documento. O diretor Comercial propôs uma votação deliberativa. Os demais diretores aprovaram.

* Voto do diretor Financeiro: arquivar-se o caso, para fins de evitar-se agitação institucional que possa prejudicar os negócios em momento crítico.

* Voto do diretor Administrativo: arquivar-se o caso, por hora, retomando-se a investigação tão cedo quanto possível após o fim do agravamento da crise.

* Voto do diretor Comercial: arquivar-se o caso, por bem da imagem da empresa e de seus clientes, investidores, representantes, parceiros, amigos e familiares.

Por unanimidade, aprovou-se a moção de arquivamento do caso.

Registre-se. Publique-se. O referido é verdade e dou fé.

Augusta Vera Mensonge - Secretária da Diretoria

------------------------------------------------------------------

Confesso que, mesmo com esse registro oficial, a tal reunião me inspirou suspeitas. Não pelo que é dito, pois reflete uma realidade que ainda hoje se pode comprovar. Mas pelo fato de ter sido registrado. É o que soa inverossímil, pois isso não se faz. Não por aqui. Aliás, pesquisei o nome dessa secretária, e não encontrei nos registros de funcionários. Mistério.