Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma Pirâmide Tupiniquim

Comentando a crônica ERAM DEUSES OS ASTRONAUTAS, do amigo Big Ben, me veio a ideia de escrever esta “fantasia”.

     Já pensaram se nos dias de hoje, e no Brasil, alguém inventasse de construir uma pirâmide, uma nova Quéops?  Múmias não iriam faltar para serem nela enterradas, o que me preocuparia seria este nosso costume de encarecer as coisas. Aqui, uma piramidezinha dessas iria NOS custar alguns zilhões de dólares, grande parte gastos apenas no projeto. Hipoteticamente a proposição seria feita pelo Ministério do Turismo, com a desculpa de que iria incrementar tremendamente o número de turistas no país, a exemplo do que já acontece no Egito.
Devido ao montante das verbas envolvidas em tal empreendimento, teria que haver a discussão e aprovação da despesa pelos congressistas, ocasião em que os empresários são muito importantes, pois entram com o “INCENTIVO” necessário para agilizar o processo.
Aprovada a proposta a fase seguinte seria a escolha da empresa que seria encarregada da construção do monumento, mediante concorrência. Aí é que o formigueiro entra em estrondosa agitação. Os empresários fracionam a obra, uma parte pra cada um e combinam quem deve ser o vencedor da concorrência. Deputados e senadores chegam junto para acertar sua parte no butim, pois também terão que se empenhar no momento da liberação de cada parcela, e também na aprovação dos indefectíveis reajustes no custo da obra.
Cinco anos depois, numa previsão baseada empiricamente em projetos semelhantes, a obra se encontraria abandonada devido a atrasos na liberação de repasses e suposta falência das construtoras responsáveis pela execução do projeto.
Alguém de espírito jocoso poderia sugerir o uso daquela imensa base quadrangular para a construção de uma piscina comunitária.
Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 07/08/2017
Reeditado em 07/08/2017
Código do texto: T6076683
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Jota Garcia
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 83 anos
697 textos (24907 leituras)
7 áudios (368 audições)
1 e-livros (50 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/19 13:52)
Jota Garcia