A LÓGICA DO PODER

(Salvam exceções)

O motorista do caminhão de lixo acredita que é mais poderoso que os que correm atrás do caminhão coletando o lixo.

O encarregado da reposição de mercadoria do Supermercado acha-se mais poderoso do que o repositor.

O pedreiro acha-se mais importante do que o seu servente.

O motorista do transporte público acha-se mais importante do que o cobrador.

O gerente comercial acha-se mais importante do que todos os outros colaboradores.

O presidente de qualquer instituição acha-se mais importante do que todos que estão abaixo na hierarquia.

O diretor de instituição acha-se mais poderoso do que os outros na hierarquia.

O gerente do posto de combustível acha-se mais importante do que os frentistas e todos da hierarquia.

O engenheiro acha-se mais importante do que o mestre de obras.

O diretor do hospital acha-se mais importante do que os outros da hierarquia.

O chefe da enfermagem acha-se mais importante do que os técnicos da área.

O presidente do país acha-se mais importante do que todos que compõe a nação.

Os políticos do âmbito federal, estadual e municipal acham-se mais importantes do que seus eleitores.

Tudo isso eu chamo de lógica invertida do PODER.

E assim está estruturada a hierarquia das funções, não se tem a filosofia do serviço e sim do poder pelo poder.

E nessa lógica há uma diferenciação, chegando às vezes a ser uma verdadeira aberração de valores remunerados na hierarquia do poder. Quanto mais alto na hierarquia mais se ganha. Quanto mais baixo estiver, menos se ganha, chegando a ser quase trabalho escravo.

Desde quando o ser humano existe, ele luta mais por poder do que por bens materiais.

E o que eu acho curioso é que ele superou tantos desafios, cresceu tanto no conhecimento, descobriu tanta coisa nova e não conseguiu superar, descobrir e crescer no âmbito do serviço, da participação e da igualdade entre os membros da espécie. E olha que é racional!

Em busca do poder o ser humano é capaz de fazer loucura. Do alto à base na pirâmide social há o desejo do poder. O mercado financeiro manda no patrão, que por sua vez manda no colaborador, que é pai e que é mãe, ele manda no pai ou mãe estes mandam nos filhos, o filho mais velho por sua vez manda no menor o menor não tem em quem mandar manda no cachorro, o cachorro manda no gato e o gato tem poder sobre o pássaro na gaiola ou o peixe no aquário. E esses últimos têm que sobreviverem.

E olha que a maioria dessa escala social acredita no Homem de Nazaré, Jesus Cristo que disse: “Quem quiser ser grande, seja o menor de todos. Quem quiser ser o primeiro seja o último, quem quiser ganhar a vida tem de perdê-la”. O poder serviçal. Uma lógica onde o maior é aquele está a serviço dos outros. Há responsabilidades maiores e não pessoas mais importantes do que outras pelo serviço que realizam.

A meu ver, o PODER é o grande desafio da humanidade. E quando há abuso então...

O dia em que a humanidade entender o poder como serviço e não como poder pelo poder, tudo mudará.

Não sei quando!

É isso aí!

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 10/08/2017
Código do texto: T6079540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.