O segredo da felicidade

Era um sábio de uma pequena aldeia, no meio do nada, que anunciou ao mundo que descobrirá o segredo da felicidade. Muitas pessoas acreditaram. Almas atormentadas por seus problemas e pelas suas magoas vieram de vários lugares do mundo. O pátio a frente da humilde casa do velho sábio ficou tomada por gente todos os lugares do mundo.

As pessoas ficaram por dias esperando que o sábio saísse e contasse qual o verdadeiro segredo da felicidade. Alguns desanimaram pelo caminho e foram embora, outros gritaram, esbravejaram, falaram mal e também após alguns dias optaram por partir.

Depois de mais um tempo, permaneceram pacientemente em frente a casa do velho sábio apenas aqueles que sentiam mais atormentados. Esses eram os que mais precisavam descobrir o segredo da felicidade. Em seus semblantes estava o verdadeiro desespero de quem convive diariamente com o antagonismo do ser feliz.

Demorou mais alguns dias, mas em uma bela tarde de sol, onde os pássaros cantavam nas árvores o velho sábio apareceu. Todos calaram-se instantaneamente e ele ficou algum tempo apenas observando aquelas pessoas em frente a sua casa esperando as suas palavras:

- Há quantos dias vocês estão aqui? – Ele perguntou finalmente.

- Há 90 dias. – Gritou um. – 60. - Berrou outro do fundo. – 75. – Falou uma mulher que estava parada bem a frente.

- Então todos vocês já se conhecem? Já conversaram entre si? Já contaram suas dores e seus problemas uns aos outros?

- Não mestre. – Falou a mulher da frente. – Nós estávamos esperando para ouvir o senhor nos dizer qual é o segredo da felicidade.

- Eu contarei a vocês o segredo da felicidade, mas primeiro quero que você se conheçam. Conversem uns com os outros. Abram seus corações e contem os seus problemas e então depois eu voltarei aqui e contarei a você o segredo da felicidade.

As pessoas não estavam ali para fazer amizades, estavam para descobrir os maiores segredos da humanidade e assim capturarem para si próprio a felicidade plena. Alguns acharam aquilo tolice e foram embora, mas os que ficaram começaram a conversar entre si.

Um homem que tinha perdido a esposa e os filhos em um acidente contou a sua historia a outro que nunca tivera família e então se deu conta do quanto era privilegiado, pois, mesmo com toda a dor da perda, ainda encontrava em si boas lembranças com a família e sorriu contente.

Uma mulher que se casou obrigada com um homem que nunca amou, conversou com outra, que amou intensamente, mas nunca foi correspondida e então a primeira percebeu que ser amada de verdade é muito mais difícil do que amar, e se alegrou.

Um homem que em um acidente perdeu os movimentos das pernas e vivia triste, percebeu que ainda mais triste que ele era uma mulher que estava com o marido em coma há muitos anos e então apesar da revolta pela perda dos movimentos das pernas, ficou feliz por ainda poder viver no mundo.

Uma mulher que chorava todos os dias por estar presa num trabalho que pagava pouco e que ela odiava, ouviu a historia de um homem que estava há anos sem trabalhar e que vivia nas ruas, sem família, passando fome e frio e então ela olhou pro céu e agradeceu a Deus pelo trabalho que tinha.

Outro que vivia triste por não ter conseguido comprar o carro que queria, ficou paralisado ao ouvir a historia de um senhor que de pé descalço lhe contava que nunca teve um tênis e que nos únicos carros que andou foram ambulâncias e carros da polícia.

E assim as pessoas iam contando as suas histórias e ouvindo as dos companheiros de jornada e então percebiam que por mais triste que fossem os seus problemas e suas dores, ainda tinham muitos motivos para ser feliz e que por mais ruim que as coisas parecessem estar, sempre podiam agradecer a Deus por ela não estar pior.

Quando o velho sábio saiu novamente de sua casa, já não encontrou mais ninguém para quem pudesse transmitir a sua filosofia e o segredo da felicidade permaneceu longe do conhecimento do mundo.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 11/08/2017
Código do texto: T6080602
Classificação de conteúdo: seguro