DIA DO ESTUDANTE

Comemora-se aqui hoje e em todo o Brasil o “Dia do Estudante”, criado em homenagem aos 100 (cem) anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, na data de 11 de agosto de 1827, pelo Imperador Dom Pedro I.

O dia de hoje é conhecido também como o “Dia da Pendura”, pois os estudantes, mormente os dos cursos de “Direito”, costumavam ingressar nos restaurantes tradicionais das capitais brasileiras, no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, ocupavam varias mesas comiam e bebiam à vontade e depois “davam o beiço”, ou seja, mandavam “pendurar a conta”.

Os comerciantes chamavam a policia, cujos guardas levavam a patota para os xilindrós das delegacias das cidades, mas o estrago já estava feito. Há algum tempo atrás, restaurantes dessas capitais reservavam algumas mesas afastadas do salão principal, servindo tais estudantes com pratos mais simples e minimizavam o prejuízo.

Eu fiz o Curso de Direito no Recife, na “Universidade Católica de Pernambuco”, mas nunca participei dessa prática, pois já estava casado e, como pai de família, devia dar bom exemplo aos colegas mais jovens.

Aproveito o ensejo para cumprimentar a todos os estudantes, de Belo Horizonte, do Brasil e do mundo, pelo seu dia especial, desejando-lhes paz, saúde, prosperidade e que dêem sempre bom exemplo aos seus colegas, principalmente aos mais novos, pois as palavras costumam convencer a galera, mas o exemplo arrasta!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 11/08/17

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 11/08/2017
Código do texto: T6080730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.