Use adoçante

Faz algum tempo que tomei a decisão de ser feliz. Só pra esclarecer, sempre achei que correr atrás da felicidade é atitude semelhante à do cachorro que corre atrás de automóvel. A chance de alcançar é pequena, e é melhor assim porque o alcançar em si é frustrante. Ou não é? Já mordeu um pneu Firestone em movimento? Estou aqui na fila do SUS para a minha consulta semestral de controle de hipertensão e é quando tenho mais tempo para pensar essas idiotices. É o momento e o ambiente que propendem a deprimir qualquer otimista. Numa varanda exígua com cartazes na parede orientando quanto à prevenção de doenças venéreas, uma aglomeração de hipocondríacos disputa o primeiro lugar no processo de desmanche.

A espera leva cerca de três horas, mas a consulta é muito rápida, máximo de quatro minutos, ali no cronômetro. O jovem médico com cara de Ulisses longe de Ítaca é inteligente o suficiente para não perder tempo em responder o bom dia mecânico de quem está a cento e oitenta minutos esperando por ele. Nada disso me perturba, porque faz algum tempo, tomei a decisão de ser feliz. A consulta é de rotina e ocorre só duas vezes por ano. Além do mais vai acabar em três minutos e quarenta e cinco segundos. Ele faz uma leitura dinâmica dos meus exames feitos pelo SUS. ”Glicose um pouco alta. Use adoçante. Colesterol um pouco alto. Se for comer ovos, dispense a gema. Mantenha a medicação. Peça o próximo pra entrar... por favor.”

Saio cabisbaixo e feliz. Pelo menos ele não disse pra eu não tomar cachaça, não comer maçã de peito com dois dedos de gordura, evitar picanha, molho de mandi amarelo, leitão a pururuca, feijoada. E ainda posso comer clara de ovo com bacon no café da manhã, passar as manhãs de domingo no Bar do Zé Preto cantando um repertório de Martinho da Vila cerrando cerveja e comendo salada de rúcula. Comecei imediatamente a seguir suas instruções para ter boa saúde: disse ao próximo para entrar.

Enquanto caminho para o trabalho, apressado porque meu dia já está por meio perdido, vou me recriminando por não ter perguntado quantas gotas de adoçante devo tomar por dia. Diacho! Detesto doces, nem passo perto de refrigerantes e gosto do meu café bem amargo, pra que é que vou ter que usar esse tal de adoçante? Talvez se aquele pobre médico tivesse pelo menos cinco minutos para cada paciente poderia ter dito “evite açúcar” em vez de “use adoçante”. De qualquer modo não custa experimentar clara de ovo com adoçante.

Agora consultando o São Google, ouço de um médico cardiologista e nutrólogo que viveu por dezessete anos nos Estados Unidos, e isso é extremamente relevante, que trabalhou na Harvard Medical School, na Baylor College of Medicine e na Universidade Thomas Jefferson, afirma que “tudo o que a vida precisa está no ovo, dali vai sair um pintinho, que o ovo previne doenças cardíacas, que o ideal é que se coma meia dúzia de ovos por dia.”

Acho que nem vou querer uma terceira opinião. Posso me complicar ainda mais.

Carlinhos Colé
Enviado por Carlinhos Colé em 25/08/2017
Código do texto: T6094345
Classificação de conteúdo: seguro