RUMINANDO "AGOSTOS"


Brotam do charco as margaridas primeiras. Acabrunhadas,singelas,respingam-se em branco aqui e acolá...Em neblina de organza esboçando sorrisos .
[ Sorrisos de agosto]
Verdeja o lodaçal em hastes a sonhar setembro.
[Sou eu,apenas um caminhante]
Retoca-me os passos, a trilha vadia do meu dia à dia.
Pendentes em galhos, em leitos de estrada,algumas laranjas são doces recados,de “gostos” de agosto.
[Nasce mais um dia com sêlo de agosto]
De céus de fumaça,do môrno dos ventos,de ternos junquilhos dizendo de amores de adolescência.
Tão belos,tão puros,também tão fugazes.
De ciclos tão breves,como a vida das flores que dura apenas uns dias de odores por entre quintais.
Porém...
[Junquilhos retornam com cheiros iguais.Fugazes amores?...Voltam jamais]
E na caminhada,calado, sòzinho...Pensamento voeja, leva-me à toa...
[Deixando-me à mil sob céus de anil]
Evoca lembranças de um tempo de escola:Caderno,cartilha,lapis,merenda...
[Uma flor de oferenda]
Outra vez traz-me à boca um gosto de menta.
[Chiclete de bola,material na sacola]
Cabelo engomado, tarde fumarenta.
Um olhar miudinho,
[professora charmosa,cheirando à "leite de rosas"]
conduzindo destinos de afoitos meninos.
E as mãos se entrelaçam no aperto do lapis desenhando contornos das primeiras vogais...À mim tão perfeitas!...Feito ondas que deitam em dourados trigais.
Por que eram de agosto aquelas tardes amenas. Ilusões,alegrias,aldeias serenas...
É ainda de agosto esta manhã vadia retocando meus sonhos numa aragem tão fria
Porque agosto é prenúncio de chegada de flores ,de céus azulados,corações retocados para grandes amores...
Ilusões,esperanças,douradas lembranças...
[Sou mais um caminhante]
Livre,sôlto em jornada
Neste jeito esquisito
Pés no chão !
Coração no infinito.
Joel Gomes Teixeira