TUNES - UMA ROSA MÚLTIPLA!

“As Rosas

(Joaquim Maria Machado de Assis)

.......Rosas que desabrochais,

Como os primeiros amores,

Aos suaves resplendores

Matinais;.......”

Eu tive muitas Rosas na minha vida! Isso desde o meu nascimento até os dias de hoje. Em 15 de junho de 1958, antes da hora da Ave Maria, eu chegava ao mundo em uma cama no quarto da casa da Tia Rosa, uma tia da minha mãe.

Não muito tempo depois uma Rosa, chamada de Rosa imperecível pelo grande Clodomir, mudaria toda a trajetória desta minha vida até os dias de hoje e que já havia mudado a de centenas de pessoas. Estou falando de Rosa Oliveira Magalhães, a grande educadora de Santa Maria da Vitória.

Estudei com uma aluna que também se chamava Rosa, que passou a ser conhecida como Rosa de Jasom, e também a linda garota conhecida como Rosa de Eneias, e por ter sido colocada no topo da relação das garotas mais lindas de Santa Maria da vitória, pelo Antônio Augusto, culminando com o apelido de Tonho Rosinha, dado pelo grande Ítalo Ipojucan.

A minha mãe e avó de criação, Dona Lindaura, que adorava rosas, fez com que eu também me apaixonasse por essas flores lindas de todas as qualidades e para completar também trabalho com uma Rosa (Rosinha)professora de história.

Agora vou discorrer sobre uma outra Rosa que possui uma multiplicidade de sinônimos para o que ela realiza:A Rosa da Melodia, da cantiga,do tom, da entonação,da harmonia, do acordo e da sintonia. Idem para alguns verbos de ação que fazem parte das suas atribuições: A Rosa que soar,que canta, que entoa,que musica, que está sempre em harmonia, que ajusta e que afina etc.....

Nunca me canso de analisar as suas fotos! Ela parece penetrar na alma das coisas e personagens que ela fotografa! É como se ela, ao mesmo tempo transformasse uma crônica em versos ou versos em crônicas, como se o objeto fotografado declamasse uma linda poesia ou cantasse uma"Lullaby"( linda canção de ninar).

Certa vez eu escrevi que esta fotógrafa é o nosso olho através das suas lentes! Só que não é apenas um simples olhar! Das pessoas fotografadas ela extrai tudo do âmago da alma delas e dos objetos e as paisagens, ela os transforma em seres vivos através da sua prosopopeia artística, carregada de uma sensibilidade ímpar. As suas fotografias, mesmo que sejam de momentos tristes, como a degradação do Rio Corrente, ela deixa as suas digitais artísticas.

Eu a conheci quando era uma criança magricelinha que estava sempre junta com a sua mãe que adorava ler livros de vários autores. Depois a vi ainda adolescente e há cerca de três ou quatro anos, através dos meus amigos no face é que tive a honra de conhecer as suas fotografia extraordinárias. Elas até me cansam um pouco porque quase todos os dias, no trajeto da escola para casa, estou sempre vendo as fotos que eu transformei em vídeos e a cada assistida vou descobrindo sempre algo imperceptível anteriormente.

Rosa Tunes é a grande artista das lentes. Enquanto a natureza canta, ela nos encanta com os produtos dos seus cliques. Quando uma senhora no ônibus, ao ver -me olhando as fotos no tablet, disse-me: Nossa, que fotos tão lindas, que rio bonito! Ontem algumas professoras também elogiaram as fotos que eu coloque em um DVD, com o intuito de inserir na feira do turismo sustentável na escola, dia 23 de setembro.

Santa-mariense de alma e de coração, nós os santa-mariense de nascimento estamos orgulhosos de termos uma santa-mariense de verdade, que ama a cidade com paixão e que se preocupa com a destruição da nossa natureza, do nosso Rio Corrente, denunciando a insustentabilidade que se implantou na região destruindo o nosso bem maior.

A propósito, todos os substantivos e verbos mencionados no início deste texto são algumas das traduções para a palavra “Tune” em inglês, deixando de lado o significado da palavra tune em português, porque a nossa fotógrafa faz totalmente o contrário: Com as lentes, ela tira as paisagens da ociosidade! Por isso eu posso chamar Rosa Tunes, a Rosa das múltiplas tonalidades! A artista das múltiplas harmonias! Simplesmente a nossa Rosa Tunes, um presente dos deuses da fotografia!

Tunes, Lux in tenebris est!

É o que há