Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar!

Na criação, Deus trabalhou desde o primeiro dia até o sexto e, depois disso, usufruiu seu descanso. Percebeu? Deus sabe que trabalhar demais "emburrece" e "estupidifica" o espírito, ávido pela imaginação.

Na propriedade de Deus, o paraíso, todas as entidades vivas gozavam do mesmo direito: o direito de não ter que trabalhar para bancar o seu próprio sustento. Parece que o criador já sabia que o "batente" não fazia muito bem à saúde da criatura. Eita terra da vagabundice! Será que é por isso que dizem que Deus é brasileiro? Como diria Seu madruga, personagem da série mexicana Chaves: "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar".

Quem foi que teve a infeliz ideia de dizer, um dia, que o trabalho enobrece o homem? A epopeia dos doze trabalhos de Hércules comprova a tese de que trabalho é uma forma eficiente de autopunição, de "pagar penitência" como expiação por nossos pecados. Vocês sabiam que a palavra trabalho evoluiu da palavra latina Tripalium, castigo que se dava aos escravos preguiçosos e, historicamente, o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável? Quando executamos algo sem prazer, temos o estado de mediocridade como resultado.

Graças ao pecado original, a criatura feita à imagem e semelhança de Deus, sem a "bolsa família do Senhor", teve que arregaçar as mangas, enfrentar os riscos e ir à luta. Fora do paraíso impera a lei: "Cada um por si, e Deus por todos". Como Deus é um justo de mão cheia, não tolera desigualdades, o castigo do trabalho foi aplicado a toda criatura viva, inclusive, a mãe natureza. Percebeu, o porquê de tantos desastres naturais?. É a natureza trabalhando como nunca para se manter viva.

O castigo de Deus veio até para as feras que gostam de comer carne. Ou seja, para sobreviver agora é preciso correr atrás das gazelas. Coitada da gazela! Antes de ir para o trabalho, deixo aqui um pensamento para vocês: "Escolha o trabalho de que gostes e não terás de trabalhar um único dia em tua vida".( Confúcio )