Nunca aos Domingos

Tudo bem, é vero, que não tem condições de se divertir (leia-se grana), domngo é mesmo um dia chato paca. Tomamos café, damos uma voltinha na pracinha, ouvimos umas musiquininhas, aí almoçamos, se pelo menos fosse uma feioada completa, um cozido, uma galinha à cabidela, uma peixada..., mas é a carninha grelhada e um pedacinho de file de peitode franco, arroz integral e... folhas, uma tristeza, mas que fazer? É recomendação médica, temos que seguir a dieta e priu. Depois se tenta tirar uma sonequinha, quando conseguimos é legal, mas quando não conseguimos ficamos sentados numa cadeira de balanço, lendo o ornal, um livro, uma revista, radinho ligado na Universitária, a única que coloca o filé da MPB, sem ousar ligara tevê porquetevê nos domingos é de ascar o cano de ruim. O dia é tão chato quer não tem nem zoada na rua...

Mas há domingos e domingos. E hoje um amigo me mandouum filme antigo de presente, "Nunca aos Domingos". Fazia, uro, mais de 20 anos que assisti ao distintopela última vez. Ganhei o dia, foi o mesmo que comer uma feijoada ou outra iguaria e tomar umas lapadas. Adoro "Nunca aos Domingos". Éaquele tipo de comédia arretada que fustiga a falsa moral, os tabus, os preconceitos, um filme que mostra a vida pulsando, a verdadeira vida, a vida das ruas, do povo, suas tadições, peculiaridades e alegrias. Ver Melina Mercouri vivendo a Ilya, é o mesmo prazer de ver Anthony Quinn vivendo o Zorba. Detalhe: ainda hoje dou uma de tucano e fico em cima do muro sem me definir qual é a música mais bonita, se a do filme "Nunca aos Domingos" ou"A dança de Zorba".

Se no dia primeiro havia reassistido ao filme "Quando Setembro Vier", que tem uma música linda, e é uma comédia tamabém arretada, esse de Melina Mercouri superou. Por pontos, mas superou. Fiquei mais leve, alegre, satisfeito, esqueci até da crise.

Vou confessar algo: nunca fui na Grécia, mas sou fascinado por esse país. Acho que em outra encarnaação fui um matuto grego. E o meu fascinio nao tem nada a ver comfilósofos e intelectuais, mas com a beleza do paíse com o povo. Viva a Grécia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2017
Código do texto: T6103667
Classificação de conteúdo: seguro