Mania de Reclamar



Depois do trabalho fui ao supermercado...necessitava de alguns itens em cada e rumei para lá antes de chegar em casa pois depois poderia perder a vontade.

Andei por lá...pesquisei... peguei o que precisava e rumei para o caixa, afinal precisava... pagar o que havia pegado.

Na fila já havia três pessoas na minha frente que valiam por dez. Esperei com toda a calma. Sentia já as pernas formigarem...aqueles carrinhos tão lotados...imensos. A caixa registrava tudo, aceitava cartões, conferia fotos, dados pessoais, rgs e tudo que era obrigada a pedir para garantir que o comprador era o dono da conta bancária de onde seria sacada a quantia referente às compras.

Na minha vez, a senhora (era uma senhora) disse-me com toda a educação: “Senhora, já ultrapassei meu horário e devo me retirar daqui. Sinto muito, será questão de cinco minutos, o tempo necessário para a troca de caixa. Faremos o mais rápido que puder. Desculpe-me, mas não posso ficar mais”.

Respondi que esperaria sem problema. Meu espanto foi que o senhor que vinha logo atrás protestou comigo de um modo tão rude que não entendi o por quê, até agora.

_ É por isso que esse país não vai pra frente. Por causa de gente como à senhora que aceita um despropósito como esse! Ela tem obrigação de atender todas as pessoas que estiverem na fila, independente do horário. É meu direito ser atendido. É direito da senhora.

_ Desculpe...Ela me explicou o motivo, achei justo e não me incomodo de esperar.. Só cinco minutos. Ela foi educada, completou sua jornada diária...

_ Mas a senhora não podia ter aceitado. E eu como é que fico? Tenho direito de ser atendido, e estou sendo desrespeitado...

_ Olha! O senhor, nao entendeu bem. A senhora já cumpriu o seu horário. Ela deve sair. Vai fazer a passagem do caixa e em seguida seremos atendidos. Não vejo mal nisso.

_ Mas a senhora não devia permitir, nem aceitar. Por isso que esse país não vai pra frente. Pessoas como a senhora que aceitam tudo, não protestam , deixam se enganar, por preguiçosos...

_ Senhor, a caixa está trabalhando. Não é preguiçosa...

Nesse momento a caixa não sabia mais onde se esconder, ficou vermelha, roxa, amarela...um verdadeiro arco-íris.

_ Vou reclamar com o gerente. Isso não vai ficar assim.

_ Tudo bem. Reclame com quem quiser. Troque de caixa que , aliás há mais trinta. Pare de reclamar que o problema é comigo...

O senhor, de uma certa idade, ficou o tempo todo emburrado e resmungando...

A pergunta que fica é a seguinte: por quê a caixa estava errada? Por que eu levei uma bronca tão grande? Por que eu estava errada em compreender a caixa e aceitar esperar a troca de caixas?

A resposta que eu mesma tenho, a minha opinião: a população está se achando ultrajada por tudo e por todos e despeja todo seu ultraje na pobre caixa que já havia trabalhado quase nove horas e acusada e chamada de preguiçosa em seu próprio local de trabalho. Isso porque ela foi educada e explicou porque ela estava parando o atendimento naquele momento..

Reclamar com a caixa do supermercado, com o professor, com o policial, com a enfermeira do bairro virou praxe, rotina. Chamar as outras pessoas de preguiçosas, vagabundas então nem se fala! Achar-se patrão de tudo e de todos outra rotina.

Estamos vivendo a moda de reclamar de achar que tem direito a tudo e de qualquer jeito sem ver e observar o direito das outras pessoas então está banalizado. Reclama-se às sem razão! E não há permissão para discordar. Quem discorda não é cidadão! O que custava esperar a caixa trocar as informações de fechamento, qualquer local o horário termina e esse mesmo senhor que estava lá nesse horário, já tinha trabalhado e cumprido a sua jornada e se o seu superior lhe pedisse que ficasse mais uma meia hora, será que ele ficaria? Ficaria desde que recebesse hora extra, o que não estava acontecendo com a caixa .

A palavras tolerância, respeito, educação...existem ainda ou são apenas partes de discursos vazios em bocas esfarrapadas?

Parece que só se sabe reclamar quando convém; a cidadania está restrita aos momentos de humor e, quando têm tantos e tantos casos para se protestar e que se aceita como bom.

A educação passa longe da população. Não falo da educação escolar, acadêmica, caso que não se aplica ao senhor em questão, pois que atendia três celulares dando ordens, resolvendo situações. Talvez já está tão acostumado a mandar, (a amordaçar) que não se conteve.

Sinceramente não entendi e não vi em nenhum momento que a caixa estava violando nenhum direito de ninguém ou desrespeitando alguém que estava na fila. Enfim... coisas de Brasil ...mal educado. Não mal educado de conhecimentos. Mas de valor moral, valores que se aprendem e se ensinam em casa e não na escola, desde os primeiros dias de vida... ainda no útero materno. É caso de egoísmo, de mostra de poder: eu posso reclamar de tudo e de todos.