US Open 2017

Entre 22 de agosto e 10 de setembro, no Complexo Flushing Meadows em Corona Park, no bairro de Queens, um dos 5 distritos da cidade de Nova York, EUA, foi realizado o torneio de tênis US Open de 2017, um dos quatro torneios do Grand Slam e último do ano. Os outros três são: Astralian Open, Roland Garros e Wimbledom. Cada Grand Slam tem o seu charme. O US Opem é o mais charmoso e luxuoso, e ostenta a maior quadra coberta denominada Estádio Arthur Ashe, com capacidade para 23 mil e 700 expectadores. O campeão e a campeã do US Opem conquistam 2000 pontos e embolsam um prêmio de US$ 3,7 milhões ou R$ 11,4 milhões.

Os tenistas brasileiros Rogério Dutra Silva, Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro e Beatriz Haddad Maia foram eliminados na primeira rodada, pior desempenho em Grand Slams do ano. O cearense Thiago Monteiro, 23 anos, e a paulistana Bia Haddad, 21 anos, são esperanças do tênis brasileiro por serem jovens e talentosos. É uma questão de tempo para termos uma nova Maria Ester Bueno e um novo Guga.

No simples feminino quatro americanas chegaram às semifinais, Madison Keys, Coco Vanderweghe, Venus Williams e Sloane Stephens. Desde 1981 que os EUS não tinham quatro tenistas nas semifinais do US Opem. Keys eliminou Vanderweghe e Stephens superou Venus. Na final Stephens (24 anos) venceu Keys (22 anos) por 2 sets a 0. Stephens que ficou afastada durante 10 meses devido a uma cirurgia no pé direito não esperava retornar e ainda ser campeã após despencar da 83ª posição para 957ª. Stephens sobe para 17ª posição do ranking da WTA. Serena Williams considerada a maior tenista da história não jogou devido afastamento para ser mãe.

No simples masculino os favoritos Andy Murray, Novak Djokovit e Stanislas Wawrinka não participaram devido estarem contundidos, e a grande surpresa foi a eliminação de Roger Federer por Juan Martin Del Potro nas quartas de finais, repetindo 2009 quando se sagrou campeão do US Open. Chegaram às semifinais Kevin Anderson, Pablo Carreno Busta, Rafael Nadal e Juan Martin Del Potro. Kevin derrotou Busta e Nadal passou por Del Potro. Na Final Nadal venceu Kevin por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/3 e 6/4, e chegou a 16 títulos de Grand Slams, três a menos que o suíço Roger Federer. Federer e Nadal são os maiores nomes do tênis mundial e exemplos a serem seguidos dentro e fora das quadras.

Nas duplas mistas, o escocês Jamie Murray e a suíça Martina Hings venceram o neozelandês Michael Venus e a tailandesa Hai-Ching por sets a 0 e se sagraram campeões. Nas duplas femininas, Hings ao lado da taiwanesa Yung-jan Chan conquista o seu segundo título ao vencerem as thecas Lucie hradecha e Katerine Siniakova. Hings , de 36 anos, também venceu o US Open de 1998 e 2015, e o simples de 1997, então com 16 anos, ao vencer Venus Williams. Hings conquistou 5 Grand Slam e dois vice campeonatos, e em 2007 anuncia o fim da carreira por problemas físicos. Em julho de 2013, Hings retorna, e em 2016, ao lado da compatriota Timea Bacsinszky conquista medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Hings deu a volta por cima, está de parabéns.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 12/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6112188
Classificação de conteúdo: seguro