... porque às vezes a gente só precisa mesmo é desabafar

Manhã chuvosa... um friozinho lá fora sugeria que o melhor mesmo era ficar debaixo das cobertas por mais uma horinha...

Afofei o travesseiro, me encolhi todinha... fechei os olhos... e

... toca o celular.

Já coloquei uma musiquinha que me agrada... porque não gosto quando o telefone toca... pra dizer a verdade, meus telefones – sim, meus, porque tenho quatro – estão ou sem bateria, ou desligados, ou no silencioso... a maioooooor .... bem maioooooor parte do tempo.

Converse com algum amigo meu ou colega de trabalho pra você confirmar: todos dirão – sim, é muito difícil conseguir contato com ela por telefone... (mas isso é papo pra outro dia).

Sabe quando uma coisa tem de acontecer? Ela acontece! Punto e basta.

Deixei a musiquinha tocar um pouquinho... estava entre atendo, não atendo... a coisa que tinha de acontecer era eu não deixar de atender ;)

Então atendi. Ah! Nunca olho o número antes de atender...

Mariana... minha colega de profissão – professora.

A sua voz era um misto de tristeza, indignação, raiva... de um não saber mais o que fazer da vida.

Depois dos cumprimentos formais em que todo mundo responde que está tudo bem... ela desabafou...

Vou fazer um resuminho aqui da nossa conversa:

- Estou de saco cheio! Não aguento mais! – disse ela.

O problema era a sua profissão... ingrata profissão de professor (acho que isso depende do ponto de vista, mas falaremos disso em um outro dia).

- Você já pensou em abandonar sua carreira profissional? Porque eu já pensei mil vezes – perguntou ela, já dizendo qual era seu pensamento.

Sim, claro... já pensei... e quem não pensou? Já decidi enfaticamente mudar totalmente o rumo da minha vida profissional... e já desdecidi uma centena de vezes... e quem já não pensou?

Às vezes o desdecidir acontece minutos depois de ter decidido seguir por um mar profissional nunca dantes por mim navegado... doutras vezes... a desdecisão vem um bommmmmm tempo depois.

Às vezes o desdecidir vem depois de alguém ter me mostrado que vale a pena no caminho conhecido continuar... doutras vezes... sou eu mesma a enxergar que o melhor é deixar tudo como está e continuar a professorar.

Professorar... uma arte cuja tarefa é difícil demais pra quem nela se envolve por puro comodismo... falta de algo melhor a fazer... ou pra ter dinheiro pra suas continhas no fim do mês poder pagar.

Professorar... uma arte por cuja tarefa passam todos (ou quase todos, né?) os cidadãos deste nosso Planeta Terra.

A minha amiga Mariana? Bom, ela desligou melhor depois do desabafo... porque às vezes a gente só precisa mesmo é desabafar.