ATÉ QUANDO?

ATÉ QUANDO?

Entra político, sai político, e nada muda. As explicações são as mesmas: falta dinheiro, o antecessor deixou muitas dívidas, a receita mal dá para cobrir a folha de pagamento. a arrecadação está baixa, etc...Enfim, a situação está ruim, dizem nossos representantes. A verdade é que depois que ficou ruim, nunca mais ficou bom. E apesar disso eles gastam uma fábula para chegar ao poder. E depois que chegam ao poder fecham as portas para a Sociedade Civil Organizada, representada pelos Conselhos, Associações e outras lideranças. A desculpa é que essas instituições vão fazer cobranças e eles, dizem, não têm com que pagar. E os pobres líderes comunitários vão se reunindo aqui, e acolá na tentativa de encontrar uma solução para os problemas sociais, sabendo que não podem contar com a classe política. Esses líderes me lembram a história do elefante que foi criado no circo, desde filhote, com a perna amarrada por uma cordinha presa a uma estaca. O elefante ficou adulto, com cerca de uma tonelada, sempre amarrado pela fina cordinha, e nunca se deu conta que, com uma simples passada, se libertaria. A força desses líderes é bem maior que a força do elefante, mas estão acostumados a serem dominados e nunca se atrevem e se unem para dar a passada definitiva. Esse elefante humano precisa ser aguilhoado para conhecer a própria força e então começar a dar passadas em direção a um futuro melhor. A outra opção é ficar amarrado a uma cordinha presa nas mãos dos políticos.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 19/09/2017
Código do texto: T6119070
Classificação de conteúdo: seguro