Ser Político é ...

Inspirada na obra “Ser Brotinho”

de Paulo Mendes Campos

em homenagem a José Saramago

Ser político é duro! São necessárias qualidades que poucos seres humanos possuem. É indispensável ser multifacetado, multi-habilidoso, multiarteiro, multilíngue, multiardiloso. Ser político é ter o coração aberto e bondoso. É tornar-se pai e mãe do povo. É fomentar as exequibilidades de trabalho para a sociedade empregando a mãe cardíaca, o pai aposentado, a irmã louca, o irmão traficante, o sobrinho doleiro, a sobrinha prostituta, a tia alcoviteira, o tio pedófilo, o amigo padeiro, a amiga de fases e a veterinária gostosa que cuida do seu Mastim Tibetano. O altruísmo é latente, pois não tem apego a nada nem ninguém; trocar de partido e aliados como se troca de roupa; o inimigo do passado é o irmão-companheiro do presente; muda-se de ideologia de acordo com a moda da época. Possui a habilidade de camuflagem do camaleão, a força e liderança do leão, o canto da graúna, a rapidez do leopardo quando a matéria lhe interessa e a morosidade da preguiça quando a matéria nada lhe vai render. É detentor de QI elevado e raciocínio sagaz; negocia de forma astuta. Tem a argúcia de saber vender-se na hora certa e pelo preço justo para aprovar um projeto; com coração de ouro, abriga o sem teto e dá terra ao sem terra; persegue as coisas impossíveis e outrora impensáveis como inaugurar pontes onde não há rios ou vales; corta recursos do SUS e opera o buço na Suíça; cria programas educacionais para os pobres e manda a filha estudar em Harvard; corta o café, o almoço, a merenda escolar e janta no Fasano. Ser político é não ter consciência, memória ou alma. É servir a Deus e ao Diabo sem esquecer Maomé, Shiva, Krishna, discos voadores, Orixás, Umbanda, Astrologia, Quiromancia e Tarô. É ir à igreja cristã pela manhã, ao centro espírita pela tarde e, à noite, orar na Igreja Universal; pedir a benção ao babalorixá no fim de semana; dar um presente à Iemanjá e votar contra a Lei Maria da Penha; detém flexibilidade diante do inflexível e parcialidade diante do imparcial, mantendo a humilde diante do escárnio do adversário; sabe apanhar e esperar a hora certa para virgar-se; prega a castidade e a pureza contra o projeto de liberação do aborto, mas vê os shows da Renatinha Pinheiro e da Angelina Dai depois da reunião do partido. É pedir misericórdia e amaldiçoar. E assim os milagres se multiplicam: ganhasse R$ 14.000,00 e gastasse R$1.400.000,00; tem sorte no jogo ganhando na loteria toda semana. É ter visão empreendedora e ser inovador, sabendo investir ao indicar e colocar as pessoas certas nos lugares certos. O político tem que portar a sapiência para aproveitar a calmaria e estar preparado para o dilúvio e óbvio, ter ótimos advogados, pois político sem um bom advogado é como pinto no lixo. E na buscar para se perpetuar no cargo, o ardil da sedução é indispensável, uma vez que é preciso ganhar votos em troca de dentaduras, consultas médicas, churrascos, latas de cerveja, cestas básica, garrafas de cachaça etc. A chave do sucesso é saber prometer! Prometer escolas onde não há crianças, pontes onde não há rios, chuvas onde não há seca, vida onde só há mortes, alento onde só há sofrimento. Elege-se e fica todo o mandato sem ser encontrado. É possuir o poder do ilusionismo e o dom da palavra; o poder de arrebatar corações, empolgar e emocionar as massas ululantes e sugestionáveis. É possuir os heterônimos de Fernando Pessoa; dominar a oração subordinada substantiva completiva nominal, a oração subordinada adverbial temporal, a oração subordinada adjetiva restritiva; ter a capacidade de discursar por horas sem que ninguém entenda coisa alguma e ser ovacionado; usar as palavras de forma artística; ser poeta, escritor e filólogo; escarafunchar o dicionário atrás das palavras esquecidas, aquelas que a maioria não conhece ou entende, resgatando, assim, a poesia do discurso divulgando e exaltando a riqueza da língua. É falar sem nada dizer. É ser botânico; ter cara de madeira. Nesse quesito o Brasil é o detentor dos melhores espécimes. Por exemplo: Maçaranduba é rosada e resistente às intempéries; Eucalipto tem boa resistência a pragas; Caxeta é excelente para tingimento em todos os tons, leve e de fácil acabamento; Itaúba escurece com o passar do tempo, mas é lustrosa e lisa ao tato, além de ter alta resistência ao tempo e às pragas; Cumaru é pouco brilhosa, mas é resistente a fungos e carunchos marinhos. Todavia, todas precisam de manutenção. O bom político é um artesão e a chave para sua excelência e sucesso na vida política é ser cego, surdo e mudo. O verdadeiro político, aquele da mais fina estirpe e que alcança os mais altos escalões, passa anos na labuta esmerando sua cara de pau com incansável dedicação. Este ser nada vê, nada ouve, nada entende, nada sabe, nada fala ou possui. Nega de forma veemente o inegável: afirma que é dia enquanto é noite e vice versa; não reconhece a própria voz em gravações. Enfim, este exímio e ardiloso ser nega a máxima de São Tomé, pois tudo vê, sem em nada acreditar bradando aos quatro ventos que a cor do cavalo branco de Napoleão é vermelha!