A Gaiola de Pássaros

O estudante brasileiro é como um passarinho recém-nascido. Ao abrir os olhos pela primeira vez, vê a imagem de uma gaiola, e conforme vai crescendo naquele local, sente-se pronto para encarar o mundo. Porém quando sua hora chega, é o primeiro a dar com a cara no chão e somente depois de muitos tombos que ele saberá a lidar com a vida real.

De geração em geração, o conhecimento é transmitido através de um método clássico. Livros, lousa de giz, professores, diversas matérias, algumas que nem mesmo lembraremos daqui a alguns anos. Porém, em um mundo como o que vivemos, o que nos rege é a tecnologia, e com isso muitos alunos não se adequam a esses métodos pré-históricos e acabam se contentando com o mínimo de conhecimento, mesmo acreditando que é o suficiente.

Último ano do colégio, vestibulares, pressão, matéria acumulada, vida social na decadência e a única coisa que conseguem dizer é: “Relaxa, seu futuro está em suas mãos”, como se eu já não soubesse. E para piorar, a crise existencial passa a ficar mais forte. Você não sabe que profissão cursar, se dará certo, se seu futuro será tão esplêndido como você imagina ou se tudo que você tanto almeja irá por água abaixo.

No final das contas nossos tombos é que nos moldam, e só saberemos como agir quando já tivermos passado por diversas situações. A porta da gaiola esta aberta, mostrando o horizonte do conhecimento, mas e aí, prefere ficar na mesmice de sempre ou irá sair e se aventurar um pouco?

Júlia Adefonso
Enviado por Júlia Adefonso em 27/09/2017
Código do texto: T6126851
Classificação de conteúdo: seguro