A MÁQUINA DE FALSIFICAR DINHEIRO

Escutei na televisão que a polícia estava bastante preocupada com o aumento na circulação de notas falsas. Pensei cá comigo, como seria legal ter uma máquina de falsificar dinheiro em casa. Melhor ainda se esta máquina fabricasse dinheiro verdadeiro. Imagina você, ter uma Casa da Moeda compacta no conforto do seu lar? Não para fabricar moedas, nada disso. Que fabricasse somente notas de cinquenta e cem reais.

A vida seria mais tranquila.

Você precisa ir ao mercado e antes de sair imprime umas notinhas para as despesas.

Pensa: Vou comprar pão, leite, presunto e queijo . . . Manteiga Aviação com sal, a melhor que existe. Talvez um pedaço de coxão mole para fazer uns bifes pra janta, passado na máquina é claro. Coxão mole? Pensamento de pobre Joel. Filé mignon. Isso.

Faz as contas de cabeça. Cinquenta reais? Acho que cinquenta reais dá. Vai até a sala onde a máquina está instalada, liga, espera aquecer, coloca uma folha em branco numa gaveta num lado e, do outro sai uma nota de cinquenta reais quentinha, cheirando à tinta e já cortada, a máquina dos meus sonhos corta automaticamente. Coloca a nota no bolso e sai sorridente.

Sua vida mudaria com certeza. Aquelas preocupações comezinhas do dia a dia, conta de luz, agua, internet, celular, merrecas! seriam coisas do passado.

Dívidas? Que dívidas?

Prestações, carnês, parcelamento no cartão de crédito, que nada. Tudo pagamento a vista, tudo em cash. Nota sobre nota.

Acabaram-se os problemas financeiros. Os preços não seriam mais limitadores para as coisas que você desejasse possuir.

Não usaria para cometer extravagâncias. Não iria na primeira loja de carros comprar o mais caro, zero quilometro. Não voaria para a Europa na primeira classe me hospedar num hotel cinco estrelas. Viveria a minha vida, já sou feliz nela. Apenas com um pouco mais de sossego.

O dinheiro te deixaria feliz? Bom, aí o papo é outro. Quem disse que ter dinheiro é sinônimo de felicidade? Se assim fosse nós brasileiros seriamos infelizes, coisa que não somos.

A felicidade é algo difícil de se definir. O que te faz feliz?

Se eu fizer esta pergunta ao meu cachorro ele dirá (se cachorro falasse a nossa língua) que é o momento em que eu atiro o chinelo para ele ir buscar. O entusiasmo com que ele corre atrás e a satisfação quando me entrega torna-o o ser vivo mais feliz e realizado do mundo. Se dependesse dele ele ficaria o dia todo buscando o chinelo. Para ele é o ápice do deleite, ou seja, da felicidade. Felicidade para cachorros é sentimento de fácil definição. Eles não esperam muito, tudo que vem, vem por acréscimo.

Ter dinheiro é uma coisa, ser feliz é outra. Você pode até ser feliz com dinheiro, mas consegue viver muito bem sem ele.

Se eu seria feliz ou não? Quem poderá saber? Meu cachorro com certeza sabe.

Mesmo assim eu pagaria pra ver.

Com notas quentinhas, cheirando a tinta e já cortadas automaticamente.