O Espaço-tempo

Albert Einstein, o gênio alemão, de uma genialidade no sentido mais nobre do conceito, já que os frutos dessa foram colhidos muito mais pela humanidade do que por ele mesmo, embora sempre fique um pouco de perfume nas mãos daqueles que oferecem rosas, deixou-nos, em especial, a conceituação de uma nova dimensão: o espaço-tempo.

O tempo seria um lugar onde podemos pisar somente uma vez. Às vezes ali nos encontramos sozinhos. Outras vezes, no entanto, na companhia de pessoas que vão, invariavelmente, modificar nossas vidas.

Disse o sábio grego, Aristóteles, que o homem é um animal político. Precisa, necessariamente, viver em sociedade. E o motivo disso que é caminhamos, numa viagem demasiadamente longa, rumo à perfeição.

E nossos professores são estas pessoas que encontramos pelo caminho, nesta dimensão fantástica, o espaço-tempo. Deste ponto de vista, somos o resultado das pessoas que conhecemos.

O que significa dizer que, a partir do momento que tomamos conhecimento disso, é importante, para nossa saúde espiritual, estar sempre nos lugares certos.

O conceito "certo", é naturalmente, pelo menos um pouco pretensioso. Mas adotaremos, para efeito desta análise, o conceito de certo como aquilo que nos torna melhores, mais leves e, portanto, mais felizes.

É preciso saber para aonde vamos, para que encontremos somente seres comprometidos com o bem. A dor é uma necessidade de quem não faz uso da razão, uma forma menos interessante, mas necessária às vezes, da qual a vida se utiliza para nos trazer de volta à rota da felicidade.

É bem verdade que seria uma ilusão de consequências extremamente funestas, isolar-se do mundo, a título não conviver com espíritos de energia negativas e, por isso mesmo, desagradáveis. Há método mais interessantes.

Levando em consideração a perfeição da natureza, que nos coloca em contatos com estes seres quando temos que aprender lições que não soubemos de outra forma, fica claro que temos que buscar a outra forma para que, naturalmente, sejamos arremessados para lugares mais suaves, com companhias que nos possibilitem, num sistema de reciprocidade, o alimento da alma.

O foco, portanto, é estar mentalmente onde desejamos estar fisicamente, por duas razões: a primeira é que neste estado metal, nossa sintonia não permitirá o contato com aquelas energias mais grosseiras. Você ouve chateações e sorri para a criatura, pensando: "o que será que ela está dizendo?"

A segunda razão é a famosa citação de Shakespeare: "a vida é feita da matéria dos sonhos, da tênue matéria dos sonhos." Tão tênue que, para se coagular e ganhar vida, precisa ser concentrada.