A felicidade é um problema ?

A felicidade é um problema?

Outro dia assisti na televisão um debate interessante.

O assunto era a felicidade, um produto altamente procurado e pouco encontrado. O repórter perguntava ao público o que seria a felicidade, e cada um dizia o que imaginava ser essa tal da felicidade.

Havia um garoto dizendo que felicidade era passar o dia inteiro no shopping, havia uma senhora dizendo que felicidade era o filho passar no vestibular. E tinha até gente dizendo que a felicidade não existe.

E eu fiquei pensando, como podemos buscar a felicidade se quando a encontramos não a reconhecemos? E muitas vezes a deixamos ir, sem perceber que era ela que estava ali na nossa porta?

Aí me lembrei que uma vez eu ouvi alguém dizer que não existe vento bom para o velejador sem rumo. Foi assim que percebi porque a felicidade é tão procurada e tão pouco encontrada.

A gente precisa dar nome e sobrenome pra essa tal da felicidade. Primeiro precisamos identificar, depois conhecê-la da melhor maneira possível, saber o que ela gosta e o que ela não gosta. Se aproximar cada dia um pouco mais e quando agente ficar mais íntimo dela, e oferecer tudo que ela gosta então ela não poderá mais nos abandonar.

É facinho, facinho. Experimenta.

Primeiro, escolha a sua. Não precisa esquentar muito a cabeça, pois esta escolha não precisa ser definitiva, só precisa ser consciente. Pode ser passar no vestibular, pode ser passar um dia inteiro no shopping. Escolha uma que você acha que pode ser a sua felicidade. Anote no seu caderno, na porta do seu quarto, espalhe, conte pra todo mundo, e principalmente grave bem firme dentro do seu coração.

Depois veja o que é preciso fazer para conseguir, faça uma listinha, relacione tudo que tem que fazer. Comece pelas mais fáceis de executar, e vai relacionando tudo, item por item, até o fim. Quanto maior for a lista, melhor.

Daí pra frente pense só na sua felicidade. Ela já tem nome e endereço. Esqueça todo o resto.

É só começar a seguir o caminho. Todo dia você tem que dar conta de alguns itens da lista. E aí não tem mais como você duvidar que ela exista, a cada dia ela estará mais perto de você.

Quando tiver alguma contrariedade, observe a sua lista e pense se ela vai atrasar os seus planos, se for preciso corrija a lista ou então inclua mais alguns itens, se não precisar, melhor. Sinal que não era tão ruim assim.