O Amor Substituível

Estava observando minha avó um dia desses. Ela se casou aos dezoito anos, teve três filhos e, depois de sessenta e cinco anos de casada e dezessete anos sem meu avô, ela continua usando a aliança de casamento, permanece trocando a fronha do travesseiro que deveria ser a dele e fala do marido como se ele nunca tivesse ido para o céu. Como o relacionamento deles e de tantos outros casais do passado conseguiu durar anos e os atuais não se mantêm sequer meses? Sem dúvida, não é porque eles tinham mais amor, mas porque não se havia 3,754 pessoas à sua disposição como seus “seguidores”.

Quando acontecia uma briga, minha avó conta que a maior vingança dela era não preparar o jantar para meu avô. Na maior parte das vezes, estando certo ou não, meu avô ia se desculpar, porque sabia que não acharia outra mulher que o amasse tanto quanto ela. Hoje em dia, se acontece uma briga entre um casal, eles já vão logo entrando nas suas redes sociais e procurando um substituto à altura. A vingança deles é a traição, ou o mais comum, o término do “relacionamento”. Quem precisa dar o braço a torcer quando pode simplesmente achar outra pessoa? Uma mais alta, mais magra, quem sabe loira dessa vez. Não duvido de que, no futuro, comecem a trocar os familiares. Já pensou? Você está bravo com o seu pai porque ele não deixou ir em uma festa, então você procura nos seus “seguidores” e, de repente, já esta de pai novo, um que o deixará ir à festa.

Quer saber se o relacionamento é realmente sério? Não precisa ficar nervoso esperando o grande dia em que sua família conhecerá seu amor, nem se preocupar pensando se a outra pessoa vai aceitar andar de mãos dadas com você em público, muito menos tentar roubar aquele beijo dela. Não. Agora é mais simples, se a pessoa colocar no status, nas redes sociais, que está em um relacionando sério com você, então ela realmente o ama! Pra que perder tempo indo até o encontro da pessoa amada se você pode simplesmente ligar na chamada de vídeo e pronto, está com ela! Não precisa dar aquela saidinha mais cedo do trabalho pra passar na casa da namorada, uma mensagem no whats basta. Quando finalmente o casal sair junto em um encontro, não tem a necessidade de gastar saliva conversando, eles podem ficar no celular, o mesmo aparelho que impede que os apaixonados andem de mãos dadas, pois ele se localiza nelas.

Será que é somente o amor que se tornou tão volúvel assim, ou o medo também mudou? Bom, não importa. Sei que se eu procurar, vou achar um sentimento melhor que este amor dentro de mim, dessa vez vou escolher aquele que vem com um pouco de perigo. Se não der certo? Simples, eu procuro um novo.