VOTO  DE  PROTESTO.

Nesta Capital de São Paulo, nas eleições de outubro de 1959, CACARECO, um rinoceronte-fêmea, foi ‘eleito’ vereador.

Aconteceu que o povo estava cansado da atuação dos políticos que haviam se candidatado para a Câmara Municipal. Naquela ocasião, o renomado jornalista Itaboraí Martins, como gozação, em protesto à postura dos candidatos, resolveu lançar Cacareco como candidato. - Esse animal veio do Rio de Janeiro para a inauguração do Zoológico de SP, e havia caído no gosto do povo que muito o admirava. 

Os paulistanos acataram o recado do jornalista. Cédulas foram impressas gratuitamente e distribuídas à população da cidade, e nelas estava escrito: Para Vereador – Cacareco,  ou  Cansados de teleco-teco, vamos votar no Cacareco.

Foi assim que 'ele' foi eleito vereador. - Recebeu quase 100 mil votos. Nas cédulas postas na urna havia a foto e o nome do animal. Somente para comparação, o vereador mais votado obteve menos que 110 mil.

A expressiva votação virou notícia que viajou, e foi parar na revista New York TIME. - Lá fez constar as palavras de um eleitor: É melhor eleger um rinoceronte do que um asno.

Os governantes, pensando nas eleições de 2018, ficam mamando leite verde e amarelo, em vez de pensarem nas necessidades do povo brasileiro. MAS lutam há dois meses para que o Fundo Eleitoral seja bem 'gordo'. - Não estão falando em milhões e, pelo visto, o indecente valor do fundão com recurso público é de R$ 2 bilhões. O Projeto irá à sanção do Presidente Temer, e necessita ser aprovado até o final desta semana. - Afinal, estamos a um ano do Dia das Eleições!

E
u me esqueci de dizer que Cacareco ganhou SEM FUNDO algum para campanha.

Deixo o saudoso Risadinha cantando a marchinha que brilhou no carnaval de 1960:


Ca-ca-ca-ca-re-co, cacareco, cacareco é o maior
Ca-ca-ca-ca-reco, cacareco que ninguém tem dó.

Eu encontrei o cacareco
Tomando chope com salsicha e rabanada
Mas lá no bloco da vitória ele gritava
Aqui, gerarda, aqui, gerarda.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 08/10/2017
Reeditado em 08/10/2017
Código do texto: T6136842
Classificação de conteúdo: seguro