FIBROMIALGIA- a vida do fibromiálgico

A vida de quem tem fibromialgia é feita de escolhas: ou entrega-se à dor ou luta contra ela, e levanta, e sorri. Se for pra sofrer que seja sorrindo, pois a Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto. Porque há horas em que exercício físico nem remédio servirão. Fibromialgia não é fraqueza, nem manha de quem gosta de reclamar, é coisa séria, é doença.

O lema do fibromiálgico que luta é: COM DOR OU SEM DOR, LEVANTOU, ANDOU...

Seguindo sem esperar entendimento, pois como diz o ditado: Quem sente sua dor é quem geme.

O fibromiálgico dorme com dor e acorda com dor, ou cansado. Se faz frio, sente mais. Se sofre alterações no campo do sentimentos sofre muito mais. Raiva, estresse, angústia, ansiedade e até alegria demais contribuem para a piora do quadro.

O fibromiálgico, possivelmente, é do tipo que prefere ficar calado a fim de evitar conflitos.

A fibromialgia, embora não seja incapacitante, é desqualificante; é como se a pessoa fosse um carro que foi feito para andar a 240 por hora, mas só consegue ir a 120 ou um pouco mais, e essa sensação somente aumenta a piora de quem sente.

Enfim, apesar de ser possível conviver com a fibromialgia e levar uma vida quase normal, há dias difíceis de se suportar. Porém ajudaria muito que as pessoas entendessem que cada um de nós é um planeta diferente do outro, onde as percepções e sensações são igualmente diferentes em suas formas de captação, absorção e exteriorização. Sendo assim, o que fazer? A resposta é simples: Se não puder entender, não julgue, não menospreze, não subestime o tamanho da dor alheia. Se for para diminuir alguma coisa, que seja a dor dos que sofrem, isso se faz através do respeito e do carinho e até mesmo do silêncio quando não houver nada agradável para falar.