SEMPRE ÀS QUINZE HORAS

Êle morava na casa ao lado.Um muro por onde as madressilvas engalfinhavam-se com seus cheiros adoçicados,era tudo o que nos separava.
Da nossa janela, divisáva-mos a janela dele e o faziá-mos com certa frequência, preocupados com seu bem estar.
Na verdade era um certo exagero de nossa parte,tendo em vista que apesar de seus 86 anos ,levava uma vida muito ativa.
Cuidava do quintal, rachava lenha, dava o seu toque pessoal na casa em que habitava e...Cozinhava!
Pilotava seu fogãozinho à lenha com maestria e o cheiro de seus temperos varava o muro das madressilvas alojando-se janela à dentro em nossa casa.
Assim, lugar comum eram nossos "auto convites" para partilhar de sua mesa.
Quando isso não ocorria,lá vinha ele com um de seus quitutes quentinhos e cheirosos a nos fazer um agradinho.
Estou falando do senhor Jango,meu saudoso pai.
Amante de futebol,torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e do Flamengo do Rio.
Mas, uma peculiaridade da qual nunca esqueço, era sua fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida.
Assim, "não estava para ninguém" (colocava até um cadeado no portão) quando os ponteiros apontavam para as quinze horas.
Era nesse momento em que uma rádio local entrava em cadeia com a Rádio Aparecida e ele entregava-se de alma e coração a louvar aquela à quem venerava.
Punha-se de joelho, vez e outra catava algumas flores e mantinha sempre acesa uma vela como sinais de sua devoção.
Aumentava o volume do rádio e desta maneira,em nosso local de trabalho, minha esposa e eu, de certa forma também entráva-mos no clima.
Ele se foi.
Na casa ao lado, a janela jamais fora a  mesma.Uma cortina lacrara as lembranças que permaneceram morando ali  até o dia de sua demolição.
Hoje, lendo uma crônica aqui no recanto, referindo-se a uma mãe e sua fé pela nossa padroeira, veio-me à lembrança a imagem de meu pai.
Sua cozinha singela, o rádio sobre a mesa, o muro de madressilvas e seu coração aliando-se à milhares de outros neste País, louvando e agradecendo à rainha do Brasil.
Sempre às quinze horas.
Clic no link abaixo para ouvir:

https://www.youtube.com/watch?v=nN1R5gBhvJ0



Joel Gomes  Teixeira