SÃO PAULO SEM CAMINHÕES

Todos os dias, centenas de caminhões utilizam as avenidas de São Paulo para ir e voltar do porto de Santos. Esse vai e vem transforma a vida da cidade num inferno, causando aci -dentes, congestionamentos e contribuindo com altas taxas de poluição. Estima-se em bilhões de reais o prejuízo que a cidade tem em servir de passarela para o desfile de cami -nhões e carretas.

Não podemos nem devemos impedir ou dificultar este processo que favorece o crescimento econômico do país. Mas a cidade também não pode perder. Um projeto alternativo é o Anel Viário, que transfere esses problemas para a periferia da cidade.

Eu vou dar a minha contribuição: Projeto de entrepostos entre Santos, São Paulo e Interior.

Aproveitando a ferrovia Santos Jundiaí, se constrói um entreposto alfandegário no alto da serra (sul) e outro no lado norte da cidade de São Paulo. As mercadorias que vierem do Interior do estado ou de outros estados, são transladadas no entreposto norte ( com todas as implicações fiscais) para conteiners e transportadas,por via férrea, para o porto de Santos. Na descida da serra, o trem com exportados ajuda o trem com importados subir. O entreposto sul (alto da serra) servirá para mercadorias da cidade de São Paulo e adja -cências, da mesma forma. Com isso, se evita todos os trans -tornos das cidades de São Paulo, Santos e também da Imi -grantes e Anchieta.

Não tenho como calcular o custo benefício, mas deve ser, com certeza, muito favorável.

Sendo um projeto intermunicipal, a coincidência de termos o prefeito e o governador do mesmo partido facilitará a empreitada. Então, mãos a obra.

Permitam-me os erros fiscais e geográficos, se houverem; o importante é a idéia.

e-mail carlinhosaffonso@hotmail.com

CARLOS AFFONSO
Enviado por CARLOS AFFONSO em 20/10/2005
Reeditado em 25/08/2006
Código do texto: T61437
Classificação de conteúdo: seguro