QUEM É DEUS?

Deus é o Ser Supremo. O idioma hebraico usa termos para “Deus” que transmitem a idéia de poder, majestade, dignidade e excelência, o Salmo 19:1 diz: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” No entanto existem muitos conceitos religiosos errados sobre Deus, por isso confusas, muitas pessoas deixam de crer em Deus. Infelizmente as Igrejas da Cristandade, embora afirmem ser cristãs e usem a Bíblia, não estão ensinando a verdade sobre: Quem é Deus? Quando andei na escola no meu primeiro livro de leitura tinha um poema que mostrava uma mãe respondendo a uma pergunta da sua menina; dizia mais ou menos isto: “Mãezinha, quem é aquele pregado naquela cruz? – Minha filha, aquele é Jesus. - E quem é Jesus, mãezinha? - Filha, Jesus é Deus.” Não foi há muito tempo, assistindo a um culto ouvi um pastor evangélico empolgado orando: “Ó Senhor Deus tu morreste na cruz do calvário para nos salvar...” Enquanto os crentes gritavam: “Glória a Deus, Aleluia”!

As Escrituras Sagradas em nenhum lugar dizem que Jesus é Deus e que Deus é Jesus. No capitulo 17 do evangelho de João o próprio Jesus orando ao seu pai diz: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”. – João 17:3,4. Pense bem, se Deus é o único Deus verdadeiro, que espécie de “Deus” é Jesus? Em Isaias 44:6 o Ser Supremo diz: “Assim disse Jeová, rei de Israel, seu Redentor, Jeová dos exércitos:'Sou o primeiro e sou o último e além de mim não há Deus”. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios o seguinte: “Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele”. – 1 Cor 8:5,6. É verdade que em Isaias 9:6 e João 1:1 se fala de Jesus como sendo um “Deus”, mas em parte alguma das Escrituras se diz que Jesus é o Deus Todo Poderoso; tal como Deus falou a Abraão: “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu Jeová a Abraão e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito.” – Gênesis 17:1.

Jesus existe realmente em forma de Deus, mas de nenhum modo e em nenhum momento ele quis usurpar a posição do Pai. Na tentação Jesus disse ao diabo: “Está escrito: É a Jeová teu Deus que tens de adorar, e somente a ele servirás”. – Lucas 4:8.

E na sua carta aos Filipenses Paulo diz o seguinte: “Tende em vós a atitude mental que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação a saber que devesse ser igual a Deus. Não, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte numa estaca de tortura. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” – Filipenses 2:5-11.

Quem é Deus então?

Ele é Único, o Ser Supremo, o Todo Poderoso, a Fonte da vida (Sal: 36:9); se Ele morresse como orou o tal pastor evangélico, a Fonte da Vida teria secado e a humanidade teria morrido toda junto com Ele. Leia o Salmo 90:2: “Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus”. Por isso mesmo é impossível para Deus morrer!

Quem é Jesus então?

Na ocasião do batismo de Jesus o próprio Ser Supremo nos responde a essa pergunta como está escrito em Mateus 3:17: “Este é o meu Filho amado, a quem tenho aprovado”. Provérbios 8:22-31, fala da sabedoria personificada que é o Filho de Deus e diz que ele foi o “princípio dos Seus caminhos” o seu “arquiteto” ou mestre de obras que ajudou o seu Pai na Criação. A quem falava Deus no inicio da criação do homem quando disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”? Logicamente ao Seu filho amado, ao seu arquiteto. E este em perfeita obediência executou o desejo do seu Pai. Assim o homem e mais tarde a mulher foram criados ficando a hierarquia divina estabelecida assim: Acima de tudo, está Deus o Pai, logo abaixo o Seu Filho, em seguida o homem e depois a mulher. Confira isso em 1 Cor. 11:3: “Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” Segundo as seguintes passagens bíblicas o Santo Filho de Deus no céu é o Arcanjo Miguel: Dan. 10:13; 12:1; Apoc. 12:7-12 e 19:11-16. Leia todos estes textos e verá que é assim. Miguel significa: “Quem é semelhante a Deus?” Este nome designa Miguel como aquele que toma a dianteira em defender a soberania divina e destruir os inimigos de Deus. Ainda, segundo 1 Tess. 4:16 ele é o Senhor Jesus que vem ressuscitar a sua verdadeira Igreja ou Congregação: “... com grande brado, e voz de arcanjo, com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. Por volta do ano 3 A. E. C. o Pai despiu o Seu Arcanjo de toda a glória que ele tinha no Céu, transformou-o numa célula viva que fecundou o óvulo de Maria e assim ele se tornou o homem perfeito Jesus. Ele mesmo se intitulava Filho do Homem e pode dessa forma fazer a obra que o seu Pai desejava que ele fizesse. Obra que ele cumpriu cabalmente como ele mesmo diz ao Pai em João 17:4: “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer”.

Como acabamos de ver, o Pai é o Soberano Supremo do Universo e o seu amado Filho é o colaborador fiel que por amor ao Pai, e em plena submissão, executa tudo aquilo o que seu Pai deseja que seja feito, sempre ‘para a glória de Deus Pai’.

Quem sempre quis ser igual ao Pai foi o querubim rebelde a quem as Escrituras dão o nome de: Satanás o Diabo, a serpente original. (Isaias 14:12-15; Apo. 12:9; Eze. 28:13-16). Após a morte do último dos apóstolos (João) no ano 100 E.C. sorrateiramente o diabo começou a introduzir doutrinas falsas, filosofias e tradições nas congregações cristãs, começava a grande apostasia predita pelo próprio Jesus na célebre parábola do Trigo e do Joio (Mat. 13:24-30 e 36-40), depois por Paulo que escreveu em 1 Tim. 4:1 o seguinte: “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentira”.

Dois séculos mais tarde tal apostasia foi oficializada pelo imperador Constantino de Roma. Copio aqui o que o livro PORQUE NÃO SOU CRISTÃO DE IGREJA diz sobre isso:

“As doutrinas básicas das igrejas tais como: A Trindade, a Imortalidade da alma, o Inferno de fogo, o Batismo de crianças, Salvo uma vez salvo para sempre e tantas outras, NÃO são ensinadas na Bíblia. Muitos desses ensinos falsos já se encontravam nas religiões pagãs muito antes de Jesus vir à terra, tendo origem na antiga Babel nas planícies de Sinear. Tais ensinos junto com festas e costumes pagãos, foram adotados e santificados pela cristandade durante a grande apostasia, especialmente a partir do concílio de Nicéia em 325 Era Cristã!”.

“Para se implantarem tais doutrinas travaram-se guerras sangrentas e até se torceram certas passagens bíblicas e se fizeram acréscimos à Bíblia. – Veja Apocalipse 22:18 e 19.”

“Consideremos agora a doutrina pagã da Trindade. Em Roma no final do terceiro e no início do quarto século E.C. os partidários de Atanásio lutavam contra os seguidores de Ário.”

“– Porquê? - O primeiro ensinava que existem três pessoas divinas (O pai o filho e o espírito santo, sendo cada um eterno e todo poderoso, não sendo nenhum menor ou maior que o outro, sendo cada um Deus, contudo não três Deuses, mas um só Deus).”

“Ário ensinava o que diz a Bíblia: O Pai é o Deus Todo Poderoso, o Filho é inferior ao Pai e o Espírito Santo não é pessoa, mas sim a força divina.”

“Tais lutas doutrinais transformaram-se em guerra aberta e foi necessário que o imperador Constantino, o Grande (que era pagão e não batizado) interviesse pessoalmente no próprio concílio de Nicéia de 325 E.C. Ali foi adotado o Credo Atanasiano como doutrina principal da Igreja católica. E como sempre aqueles que defendiam a verdade bíblica, neste caso os Arianos, foram perseguidos, torturados e executados! A pergunta é: Ensina a Bíblia a Trindade? A resposta é: NÃO! É Deus realmente uma Trindade? A resposta é: NÃO! A melhor prova disso está em Atos 7:55, 56 lá diz que Estevão que estava na terra ficou cheio de Espírito Santo (evidente que não estava cheio duma pessoa, mas sim da força ativa de Deus) e teve uma visão do Céu aberto. Que viu ele? –” “Eis que observo o céu aberto e o Filho do homem em pé à direita de Deus”.

Notaram que ele não falou duma outra pessoa lá, nem disse que o Filho era o próprio Deus ”.

Porém, se for evangélico talvez se pergunte: “Porque razão nós evangélicos temos uma doutrina aprovada num concilio católico?”.

O mesmo livro responde:

“É simples amigo leitor, foi a culpa do grande reformador Martinho Lutero. Entre as suas teses originais contra a igreja católica estavam a trindade, a imortalidade da alma, o emprego da cruz como símbolo cristão e ainda outras. Cedendo a pressões da parte dos governantes alemães, a fim de poder estabelecer a igreja Luterana, ele revogou algumas dessas teses, especialmente as três que mencionei antes. Por isso amigo evangélico a sua igreja lhe ensina doutrinas bem católicas! Como vimos o cristão de igreja é induzido em erro por tais doutrinas errôneas, porque nunca lhe ensinaram a pura verdade bíblica. Ao contrário, as igrejas da cristandade têm misturado o verdadeiro ensino Divino com a mixórdia humana de filosofias, tradições e ensinos de homens. Jesus chamou a isso: " fermento dos fariseus". (Mateus 16:6,11, 12).

Sim com todo o ensino falso sobre a Bíblia o cristianismo puro fermentou de tal maneira, que hoje a cristandade está passando fome espiritual. – Amós 8:11 ".

Algumas perguntas que muitas pessoas sinceras fazem é: Porque é que com tanta igreja o mundo está do jeito que está, ruim mesmo? Porque é que dirigentes poderosos deste mundo que se dizendo cristãos, membros destacados de Igrejas, fomentam guerras, quando a Bíblia diz que Jesus é o Príncipe da Paz? – Isaias 9:6,7.

A resposta é obvia: As Igrejas do mundo não têm a aprovação de Deus! Elas não ensinam quem verdadeiramente é Deus. Ensinando a confusão de três em um, estão colocando o verdadeiro Jesus Cristo no papel do diabo. Isso é uma calúnia contra Jesus, ele nunca quis ser igual ao Pai. O nome diabo significa Caluniador e ele adora caluniar o Pai e o Filho a quem ele considera como inimigos.

Agora depois desta consideração, se o leitor ainda disser que Jesus é Deus, estará se unindo ao diabo nas suas calúnias. Agora, em quem acredita, na Palavra de Deus ou nas doutrinas dos homens? Leia para concluir Romanos 3:4 que diz: “.... antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.”

Este texto foi escrito para dar glória ao nome do Ser Supremo, ao Pai Altíssimo, ao papel do seu Santo Filho e para expor como falsos os conceitos doutrinais ensinados pelas igrejas atuais.

Como a maior parte deste texto é compilado das Escrituras Sagradas a autoria dele é: Jeová Deus. - 2 Pedro 1: 20,21.

A compilação e os comentários são de autoria anônima.

A postagem é de Victor Alexandre.

Victor Alexandre
Enviado por Victor Alexandre em 19/08/2007
Reeditado em 19/08/2007
Código do texto: T614681
Classificação de conteúdo: seguro