Catimbão no "decoro parlamentar"

Não tem jeito, não tem jeito não, hermanas e hermanos, pelejo, faço um esforço da gota serena para não me espantar com mais um absurdo pepetrado pelos deputados e senadores, mas não consigo, é, pelo menos para mim, missão impossível, há sempre um "espanto" de tocaia, um ato incivilizado, irresponsável, leviano, grosso, uma baixaria.

Foi o que sucedeu, me parece que ontem ou anteontem, numa comissão (não se sei de justiça, ética, educação ou cultura, dá no mesmo porque nenhuma serve para nada). Estavam ouvindo o ministro da cultura (nem sabia se ainda existia esse ministério e nem quem era o ministro), um tal Sérgio Sá Leitão(?), sobre umas exposiçõs de arte realizadas em Porto Alegre e São Paulo, uma tal de arte de vanguarda, quando de repente, não mais que de repente, o deputado Givaldo Carimbão (é esse mesmo o sobrenome de "sua excelência) surtou e num acesso de intolerância, babando de raiva, carimbou o "decoro parlamentar" (esse fantasma que os parlamentares não respeitam), berrou aos peidos:

"Tenho duas mães, minha Maria de Deus que me gerou pelo ventre. E de minha fé tenho Maria Santíssima. Queria que fosse com a mãe do ministro, mijando na cabeça dela. Queria que fosse com a mãe do ministro... Maria é minha mãe. Queria pegar a mãe do ministro e botar ela de perna aberta para ver se ele gostava. Pegar a filha dele...".

Segundo a imprensa quando ouviu a carimbada raivosa, o ministro levantou-se e foi embora. É educado. Vejam bem, não vi, não vou à exposição de arte e nem compreendo arte de vanguarda, nem endosso avanços que discordo e não compreendo, inclusive respeito quem discrda e critica tais eventos. Mas sei, por outro lado, que só comparce a essas exposições quem quer, há um público alvo que gosta. Mais: um parlamentar pode e deve expor suas discordâncias diante de um ministro ou de qualquer codadão, é um direito e dever dele. Mas ele não pode e não deve ferir o decoro parlamentar e comenter uma grossura como fez esse tal Carimbão. Esse sujeito agrdiu a mãe do ministro sem nenhum motivo. Devia ser punido, mas a câmara é desmoralizada e naão vai tomar nenhuma medida.

Por fim, não conheço esse deputado Carimbão, é a primeira vez que puço falar dele, mas deve ser um cara muito valente ou muito ousado porque na minha terra quem fala mal da mãe dos outros arca com as responsabilidades. Um cara que faz sso não devia ser reprsentante do povo. Isso só ocorre no Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/10/2017
Código do texto: T6147301
Classificação de conteúdo: seguro