Distúrbio da imaginação

Quem já sofreu com o "bloqueio criativo" ou "doença de escritor" ? Eu já sofri muito, apesar de ser muito jovem ainda. Esse distúrbio consiste na perda do controle da imaginação - e do material em que o escritor está trabalhando. Alguns escritores famosos sofreram com isso. Eles "travaram". Viveram a angústia da incapacidade de terminar suas obras que poderiam ser obras primas.

O americano Jonathan Franzen lutou contra a depressão durante seis dos dez anos que levou para escrever seu grande romance Liberdade (2010). Depois de A Sangue frio, de 1965, Truman Capote (1925-1984) dizia ter finalizado o romance Súplicas atendidas. Só saiu em 1987, incompleto. A vida atropelou a obra de Aluízio Azevedo (1857-1913) entrou em crise em 1885. Passou o resto da vida viajando pelo mundo, sonhando em voltar a criar obras de ficção.

E não para por aqui. Scott Fitzgerald (1896-1940) teve sua imaginação derrotada, deixou incompleto o romance O último magnata. No fim, alcoólatra, escreveu cartas sobre sua impotência criativa. Outro afogava a falta de inspiração com o cachimbo de ópio, era o poeta Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) que brilhou até os 25 anos. Depois sofreu acessos de pânico quando tentou compor versos.

e: leandroferreira12@outlook.com.br

Convido-lhe para conferir meus textos (poemas, crônicas e contos), desde já agradeço.

Leandro Ferreira Braga
Enviado por Leandro Ferreira Braga em 21/10/2017
Reeditado em 22/10/2017
Código do texto: T6149286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.