Atitudes que marcam

Existe uma situação que sempre mexe comigo. Sabe aqueles momentos em que você está caminhando na rua, ou está em qualquer outro lugar, e algumas pessoas chegam e te cumprimentam te chamando pelo nome, com uma intimidade quase estarrecedora e você ao olhar para aquele interlocutor não sabe de quem se trata? Até pouco tempo não gostava quando isso acontecia. Achava isso extremamente constrangedor.

Antigamente eu ficava envergonhado quando isso acontecia, mas com o passar do tempo, ao passo em que fico mais velho, passei a encarar esse esses episódios com novo olhar.

Fico imaginando que tipo de coisa tão despretensiosa e tão pouco importante fiz ou vivi com aquela pessoa ao ponto de não lembrar-me dela e como que essa coisa que foi tão insignificante para mim e ao mesmo tempo marcou tanto aquela pessoa ao ponto dela não me esquecer?

Pense quantas pessoas cruzam por você no seu dia. Quantos interagem com você. Com o advento da internet então, estamos o todo tempo nos relacionando com estranhos, então nada mais justo que esqueçamos aqueles que de fato não se tornam cotidiano ou não viveram conosco uma situação especial ao ponto de se tornar inesquecível.

Somos seres coletivos por natureza. Não nascemos para ser solitário e mesmo quando optamos pela solidão criamos nossos próprios monstros e personagens para com quem necessitamos interagir. Como seres nascidos para a coletividade é evidente que nossas relações nunca mais têm fim.

Veja o exemplo de um amigo que de uma hora para a outra vai embora. Você pode até dizer que aquela pessoa é sua amiga para sempre e que jamais você deixará essa amizade acabar, mas com o passar do tempo e com a distância, mesmo que você nutra muito amor e carinho por essa pessoa, ela já não ocupará o grau de importância que ocupava antes. Evidentemente que sua vida ganha novos rumos e nesses novos rumos você conhece outras pessoas e essas outras pessoas ocupam o espaço deixado pela anterior.

Em meio a esse emaranhado de relações e ações de convivência é natural que algumas pessoas sejam esquecidas por nós, no entanto, isso não quer dizer que somos esquecidos por essas pessoas, pois, muitas vezes aquela pequena ação que você teve, tão insignificante ao ponto de você nem lembrar que tenha feito, pode ter um efeito muito maior no outro fazendo com que você se torne inesquecível. Para mim essas as melhores atitudes que o ser humano pode ter. Tão despretensiosa ao ponto de ser insignificante por quem pratica.

Aprendi que a vida para valer a pena, necessita de muitos momentos constrangedores de abordagem simpáticas e intimas por pessoas que você já não lembra. Quanto mais abordagem dessas você tiver, maior é a prova de que você é uma boa pessoa.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 22/10/2017
Código do texto: T6149391
Classificação de conteúdo: seguro