MAROCAS e MAROCOS dos tempos modernos

Antes era muito comum vê-las atuando nos portões das casas, hoje no WhatsApp e Facebook, mas a vida alheia continua sendo vigiada da mesma forma, e mais, com alcance e velocidade impressionante! O tempo perdido, infelizmente teve significativo aumento também... Percebe-se também que à elas aderiram também os "MAROCOS".

Um tema verificado é o volume de coisas desnecessárias que as pessoas continuariam a viver normalmente sem recebê-las. A isso soma-se a necessidade intrínseca dos usuários, de acordo com as suas respectivas formas de avaliarem "o que poderia agregar" e a íntima necessidade de repassar para amigos e conhecidos as coisas que, a ele pode ser muito significativo, mas, nem sempre aos que as recebem. Diriam uns maldosos que falta o tal do "Simancol".

Juntamente com essas facilidades, aproveitaram-se aqueles mal-intencionados de sempre, e assim, conhecendo o “efeito manada” das pessoas menos suscetíveis a juízo de valores, distribuem aos borbotões notícias e informações falsas.

Tais desenvolvedores de conteúdos e softwares direcionam a manada para aquilo que lhes interessa, incentivando a publicação de temas os quais têm interesse em divulgar ("viralizar"). A manada, sem perceber, faz exatamente aquilo para o que está sendo dirigida e acha que está sendo original e mantendo seus princípios. Na verdade, está sendo direcionada.

Nem todos têm o mesmo "filtro" ou discernimento do que é útil, verdadeiro ou falso e repassam "`a torto e à direito" aquilo que recebem. A "peneira" (juízo) de uns tem a granulometria diferente da dos demais - cada um com a sua.

São tantas as coisas falsas que mesmo o esforço das publicações de esclarecimento de fatos e “virais”, se estes são verdadeiros ou falsos, não conseguem ter a mesma eficiência.

Juntamente com essas facilidades, aproveitaram-se aqueles mal-intencionados de sempre, e assim, conhecendo o “efeito manada” das pessoas menos suscetíveis a juízo de valores, distribuem aos borbotões notícias e informações falsas.

Dá-se conta de que os estudos do Google, Apple e demais desenvolvedores de softwares, aplicativos e equipamentos eletrônicos, não haviam estimado com mais assertividade as reações minimamente previstas no comportamento humano (Behaviorismo) e o efeito negativo na produtividade com as atuais facilidades. Alguns estudos acadêmicos estão mapeando e buscando valorizar o efeito econômico, atividades domésticas e nas relações interpessoais, que percebe-se altamente prejudicadas e que necessitam alguma forma de correção.

Por outro lado, argumentam os desenvolvedores, que se bem usado, consistem esses meios, em uma incomensurável ajuda no cotidiano, o que nos parece inegável.

Enfim, desde os primórdios, ao inventarem a roda, uns a usaram para se divertir, outros para desenvolver engenharias e aplicações que vieram facilitar o desenvolvimento dos humanos. Toda uma questão de como as mentes humanas conseguem perceber o lado melhor daquilo que a própria inteligência cria e desenvolve.

Fonte Acadêmica: Estatísticas Domésticas do Cotidiano

IBGTP - Índice Brasileiro de Gestão de Tempo Perdido

Marco Antonio Pereira

22/10/2017

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 22/10/2017
Reeditado em 22/10/2017
Código do texto: T6149628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.