"A raiva é filha do medo e mãe da covardia"

Como é do conhecimento geral, o ministro Gilmar Mendes com sua prepotência parece intimidar os colegas do STF. Com sua deselegância, rompantes, destemperos e parcialidade escancarada causa não só constrangimentos mas até, acredito, um certo temor. Lembro que ´só o ministro Joaquim Barbosa certa feita colocou-o noseu devio lugar afirmando que ele podia ser valente para os empregados das suas fazendas. Ele não deu um pio. Barbosa exigia respeito e não temia o coroné Gilmar.

Mas ontem, aleluía!, outro ministro, justamente o mais calmo, educado, cortês e sensato, o Ministro Barroso, nocateou o coroné minstro Gulmar. Estavam discutindo um assunto relacionado com a extinção dos tribunais de contas de municípios do Ceará, aí Gilmar começou a ironizar e atanazar Barroso. Este que é a calma em pessoa teve que reafir eo fez de maneira exemplar:

Barroso: "Não transfira para mim esta parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco".

Gilmar ironizou flando mal do Rio de Janeiro, aí Barroso retrucou:

Barroso: "Vossa Excelência deve achar que é Mato Grosso onde todo mundo está preso".

Gilmar: "Ah, e o Rio, não?"

Barroso: "Nós prendemos, tem gente que solta..."

Gilmar: "Vossa Excelência quando chegou aqui soltou o Zé Dirceu".

Barroso: "Porque recebeu indulto da Presidência da República. Vossa Ecelência realmente não trabalha com a verdade. Vossa Excelência faz comício que n~çao tem nada a ver com extinção de Trinunal de Contas. Vossa Excelência está raivoso porque perdeu o caso dos precatórios e está até tomando o tempo do plenário com um assunto que não é pertinente, para destilar esse ódio constante que Vossa Excelência tem - e que agora dirige contra o Rio. Vossa Excelência devia ouvir a última música do Chico Buarque: a raiva é filha do medo e mãe da covardia". Vossa Excelência destila ódio o tempo inteiro, não julga, não fala coisas racionais. Sempre fala contra alguém, sempre está com ódio de alguém. Use um argumento, o mérito do argumento".

Gilmar: "Só queria lembrar que os embargos infringentes do José Dirceu foram decididos aqui".

Barroso: "José Dirceu permaneceu preso sob minha jurisdição. Incusive revoguei a prisão domiciliar porque achei imprópria e concedi a ele o indulto com base no decreto aprovado pela Presidência da República porque niungupém é melhor que ninguém. Portanto apliquei a ele o que vale para todo mundo. Quem decidiu foi o Supremo..., aliás, não fui eu, porque o Supremo tem 11 ministros, a maioria entendeu que não havia crime. Só foi solto por indulto - e permaneceu preso pela determinação da 13avara de Curitiba. E foi solto por decisão da segunda turma. Portanto, não transmita para mim essa parceria que Vossa Excelência tem com leniência em relação ao crime do colarinho branco".

A ministra presidente suspendeu a sessão para o almoço, mas Gilmar não voltou, foi literalmente a nocaute. Barroso o nocauteou. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/10/2017
Código do texto: T6154733
Classificação de conteúdo: seguro