NÃO SÃO APENAS PALAVRAS...

NÃO SÃO APENAS PALAVRAS...

"Engoli "sapo" e "pepino" / mas o fiz inconformado /

que, o que me deu o Destino, / nunca foi do meu

agrado". (trova de "NATO" AZEVEDO - 1994?)

Fui apresentado à Internet em 2007 pela cantora Lígia Saavedra, a qual conhecia desde 1988/89, enquanto jornaleiro da mãe e do irmão dela. Mas, bem antes disso, por volta de 1994/95 o amigo Fernando Rabelo já fazia uso da "ferramenta" (?!) para sua pesquisas e contatos relacionados à Capoeira, de Belém e a nacional. Não me lembro de êle ter me alertado sobre a eficiência e importância desse "veículo virtual" para quem é escritor, contudo me inscreveu -- no site cultural BLOGSPOT.COM, eu acho -- com a "quadrinha" que abre essa crônica insossa, escrita à luz de velas, pois estou há 62 DIAS no escuro por puro capricho e maldade de uma desgraçada empresa, que sequer merece tal título. E a "trovinha" -- que detesto ! -- é hoje a mais completa expressão da verdade.

Por mera "inhorança" de minha parte o cadastro ficou inerte por 3 ou 4 anos, até que Lígia me alertasse sobre as maravilhas de navegar no espaço cibernético, embora os MILHÕES de leitores (ou seguidores) nunca tenham aparecido. Tanto o FACEBOOK quanto esses sites literários funcionam da mesma forma: parecem "piscinas plásticas" dentro de um oceano ! São sempre os mesmos que te lêem e te visitam... os 600 MILHÕES de internautas "somem" ! Como jamais sonhei alto no terreno da Literatura -- menos de 1/3 dos brasileiros gosta de ler e o livro ficou em 10º lugar na preferência dos demais, segundo pesquisa recente -- me contento com poucos leitores fiéis, mas "batí recorde" no OVERMUNDO quando uma crônica de memórias antigas teve 200 e tantos comentários.

Estes rabiscos surgiram devido à observação da senhora Norma Aparecida S. Moraes no meu espaço no RECANTO DAS LETRAS, mais de 7 MIL leituras de 445 textos, realização dos sonhos de qualquer Autor. Leitores abalizados, com conhecimento de gêneros e estilos e não um "nauta" qualquer ! A jovem comenta que gostaria de fazer poesias como as que registrei lá. Querer escrever (seja o que fôr) já é um bom começo... POESIA não são apenas palavras, rimar é o que menos importa ! Mais do que a Música, a letra das canções Mundo a fora, a Poesia nasce no coração ! Se não vier do íntimo, da alma, do âmago do nosso ser, pode ser um belo escrito, no entanto ao leitor não soará como Poesia. Essa comunicação entre espíritos somente o poema consegue ! É claro que tem poesia engraçada, descomprometida, falando de fatos recentes ou bajulando alguém... serão apenas palavras !

Demorei muito para perceber que não é o que SE QUER DIZER que importa na Poesia, mas A FORMA de fazê-lo ! Se ficamos presos a rimas, à métrica, ao "tamanho" do texto -- quanto maior MAIS POETA serei ! -- estamos mais perto do "desastre" do que de uma poesia real. A Trova -- pela síntese que exige do autor -- é uma das formas mais difíceis, mesmo nos cobrando rima e contagem das sílabas, até um certo "compasso", ritmo sonoro que só poucos conseguem alcançar. Um dos meus melhores momentos na Trova nem sequer foi classificado num certame nacional do estilo, mas é a que exemplifica "escrever com o coração". "Para enfeitar sua sala / me cortas pela raiz. / Se a dor do fado me cala, / sou flor morta, mas feliz"!

Quem quer ser Poeta tem que ler poesia... eu comecei com cordel, muitos cordéis, daí essa "cachoeira" de rimas que "inunda" tudo o que escrevo. Mas um livro em especial me levou a poetar, o "esquisito" "PARNASO D'ALÉM TÚMULO", com muitos sonetos e perto de mil poemas. É obra espírita, embora Castro Alves e Casimiro de Abreu sejam excelentes autores para quem quer começar... antologias e coletâneas de poetas são ótimo caminho. Quanto ao Cordel, "jornal do sertão", nem precisa comprar: via Internet, acesse CASA RUY BARBOSA e divirta-se ! Aconselho as obras de Leandro Gomes de Barros, um mestre no assuntos ou as minhas, no RECANTO DAS LETRAS.

"NATO AZEVEDO - em 29/out. 2017