Sobre a Reforma Protestante

Lutero não gravou vídeos para o youtube, muito menos foi para os púlpitos fazer manifestações. Lutero escreveu aquilo que ele pensava estar de acordo com as Escrituras. E compartilhou suas 95 teses com todos ao seu redor. Em consequência disso, veio a acontecer a Reforma.

Atitude -> Ir contra aquilo que estava errado.

Consequência -> Reforma protestante.

O que é a Reforma Protestante?

Em 31 de outubro de 1517, um cara muito doido resolveu bater de frente com o Papa, com o cara que era simplesmente incontestável. O Papa era a representação de Deus na terra. Lutero disse que Jesus é o Senhor da igreja, e não o Papa. Entendeu isso? Cristo é o Senhor da igreja, não é o Apóstolo, nem o Bispo, nem o pastor… A igreja tem um Dono!

Pensa num cara doido, esse era Martinho Lutero.

Lutero estava indignado porque o Papa queria construir a nova Basílica de São Pedro, mas ele queria fazer arrancando dinheiro do povo, vendendo indulgencias.

Lutero, um cara muito inteligente, se ligou na treta, e pensou:

“O Papa tem dinheiro, tem mais dinheiro que os mais ricos, porque ele não faz essa Basílica de São Pedro com o dinheiro dele?” (Tese 86. Leia todas elas, clique aqui).

Aí começou a ideia de chamar o Papa para um debate, porém Lutero não sabia que estava entrando em uma guerra muito maior do que poderia imaginar. Sabe por quê? Porque ele estava mexendo em algo, que faz qualquer santo perder a santidade, ele estava mexendo no dinheiro.

Essa é a história.

Obviamente, eu resumi uma grande e bela história, porque se não, vocês não iriam ler até o final. As pessoas não gostam de ler, talvez por isso, muitos estão me pedindo para acabar com o blog e criar um canal no youtube. Lamento amigo, mas eu ainda prefiro escrever.

Lendo essa pequena história, o que vocês veem?

Eu vejo que precisamos reformar de novo.

Já repararam que a igreja a cada dia que passa tem mais dinheiro, e os membros a cada dia que passa tem menos dinheiro?

Sei que dinheiro é algo muito importante, e que a igreja tem suas necessidades, e precisa se manter. Mas tem igrejas que abusam nessa parte. Dificilmente você vê uma igreja que dá conta de suas finanças para os membros. Lá na igreja eu vejo que estamos sofrendo para terminar uma obra, enquanto outras igrejas apresentam obras faraônicas, simplesmente porque abusam da Bíblia.

O que mais me deixa indignado é que os lideres dessas igrejas ensinam os cristãos usarem o dizimo como “atalho” de enriquecimento. Uma espécie de barganha com Deus.

Isso é antibíblico!!!

Porque dia 31 iremos comemorar os 500 anos da Reforma?

Porque um homem percebeu que a teologia que estava sendo ensinada era uma teologia com interesses próprios.

O que isso significa?

Que todo estudo bíblico precisa ter base bíblica, com interpretação bíblica.

Vemos em nossos dias, é que as pessoas estão largando a Bíblia para pregar de acordo com a revelação, o famoso “Deus me falou”. (Sendo que muitas vezes isso foge da Bíblia)

Isso tem quebrado princípios bíblicos.

Não somos chamados a pregar uma teologia, mas o evangelho!

Teologia é o estudo sobre Deus? Sim! De fato é.

A teologia é a interpretação da revelação pela razão.

Porém, precisa estar totalmente baseada no evangelho. Na Bíblia!

Toda doutrina, precisa ter princípios bíblicos.

Jesus ainda precisa ser suficiente em nossas vidas.

As diversidades de interpretações teológicas, mesmo as mais absurdas, partem daqui. “O espírito me falou” ou “Deus me revelou” são expressões comuns para legitimar teorias mais malucas. O critério de interpretação não é mais Jesus Cristo, mas o “espírito”. Agora você entende porque a Igreja Universal substituiu a cruz pela pomba.

Amigo, entenda!

Sem o Espirito Santo é impossível ser conduzido a Jesus.

Mas, olhando atentamente para o que está acontecendo em nossos dias. Você realmente tem certeza que é o Espirito Santo que está conduzindo os pastores a arrancar dinheiro dos fiéis?

(Bispo, Duque, Silas…) Eles vendem indulgencias com outro nome. A teologia deles tem interesse próprio.

A Bíblia nos ensina que os lideres servem a igreja, mas a igreja atual nos ensina que os lideres são servidos pela igreja.

A cada dia que passa, os lideres estão ficando mais ricos, e os membros mais pobres.

É justamente nesse ponto que Lutero entrou na briga, lá em 1517, quando o Papa começou com a treta para construir a Basílica de São Pedro.

Vejo que todo mundo está comemorando a Reforma.

Que Reforma, se isso já perdeu a sua forma?

Precisamos ler a Bíblia e entender que ela mesma se interpreta, Lutero dizia que “no momento em que lemos a Bíblia é quando o Diabo mais se apresenta, pois tenta nosso coração a interpretar as verdades lidas segundo nossa própria vontade, e não segundo a vontade soberana de Deus”.

Agora, se você me diz que eles estão certos, e é o Espirito que faz isso. Eu preciso dessa Bíblia, porque a minha não me ensina isso. Ou então, eu prefiro abandonar a leitura da Bíblia.

Ah! Mas você precisa entender que os pastores não querem perder os seus clientes, e por isso modificam os seus princípios. Você conhece alguma igreja que é da mesma forma que foi fundada?

Então isso mostra que o compromisso da igreja atual, não é com Deus, mas com o medo de perder seus clientes…

Por esse motivo, eu reafirmo que ao invés de comemorar os 500 anos da Reforma. Precisamos Reformar de novo.

Que a igreja seja uma “igreja reformada, sempre se reformando”.

Reforma significa reformar, ou seja, trazer novamente a forma àquilo que perdeu a sua forma.

Se algo precisa de reforma, significa que isso está deformado, ou seja, perdeu sua forma real.

Como sabemos qual é a forma real da igreja?

Olhando para a sua identidade, olhando para o começo da igreja.

Olhando para a Bíblia!!!!

Leia o livro de ATOS, ali nós vemos a identidade que a igreja tem.

“E perseveravam na doutrina dos Apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Atos 2:42

Esse versículo é interessante, porque aqui você percebe que existe um padrão.

“Perseveravam na doutrina dos Apóstolos” ->

Que doutrina é essa? É justamente aquilo que eles aprenderam com o Mestre, com Cristo Jesus.

Leia os evangelhos. Esse mês de outubro eu me dediquei a ler os evangelhos. Acredite, Jesus é maravilhoso!

Trazendo para os nossos dias, será que a nossa igreja está no padrão da doutrina dos apóstolos?

Reflita!

“na comunhão” -> isso é algo que me chama muita atenção. Por quê?

Como a Palavra nos ensina, não é possível dizer que ama a Deus, se não ama o próximo.

Seguindo esse raciocínio, não é possível ter comunhão com Deus, se eu não tenho com os meus irmãos.

Que nós tenhamos essa consciência de que, o segredo está na união. União com os irmãos, e principalmente com Cristo. (João 15)

Trazendo para os nossos dias, será que a nossa igreja está vivendo em comunhão?

Não é o que eu vejo.

Eu moro em um lugar que tem mais de 100 igrejas, em um espaço bem pequeno. E pasmem dificilmente uma tem amizade com a outra.

Ué, como assim?

São igrejas com deus diferente? São igrejas com céu exclusivo?

Acredito que isso se deve ao líder ter medo de perder clientes para outra igreja. Mas, pera lá. O objetivo não é buscar o perdido?

Então, se a ovelha não encontrar alimento, ela vai ter necessidade de procurar em outro lugar…

“no partir do pão” -> Divida suas necessidades com o seu próximo, Jesus nunca comeu pão sozinho.

Já falei varias vezes aqui no blog AME O SEU PROXIMO!!!

Se não tiver amor, não somos crentes. Vejo pessoas doentes na igreja, porque elas não se sentem abraçadas.

Amigo, a igreja não é lugar apenas de marcar um encontro, e depois irem para a pizzaria lanchar. Igreja ainda é lugar para dividir suas necessidades. Um lugar que as pessoas saibam com quem contar.

“e nas orações.” -> O crente que não ora, não é crente! Lamento te falar isso. Mas se você não ora, você nem crente é.

Porque eu parei de ir às vigílias?

Porque eu percebi que ali era um lugar aonde todo mundo queria disputar para ver quem cantava mais, ou era um querendo ser melhor que o outro na saudação. Disputavam para ver quem levava a “plateia” ao delírio! Não somos celebridades, SOMOS servos.

Ei! Igreja não é lugar pra fazer show, nem mesmo para massagear o seu ego. Igreja ainda é lugar de oração! Precisamos de vigília de oração.

Considerações finais

Todas as denominações declaram a Bíblia como regra de fé e prática e depois formulam seus estatutos encaixando-a neles e dizendo o que pode ser descoberto nela. Nunca vi uma denominação evangélica negar a Bíblia. Todas afirmam, mas usam com interesses próprios.

Precisamos de um tempo para reflexão da doutrina Bíblica. Já reparou que temos tempo para tudo? Ensaios intermináveis, reuniões para brincadeiras, mas quando se fala de examinar as Escrituras… Aparecem 2 ou 3.

Nós vamos ao culto, e ouvimos as mesmas coisas de sempre:

“Determine sua vitória”, “receba a bênção e a cura”, ”não toqueis no ungido”, etc… mas não ouvimos nada sobre a reforma.

Sabe por quê?

Porque os lideres sabem que se o povo se voltar para as Escrituras, eles serão desmascarados. E eles vão perder sua fonte de renda…

Quando perguntaram a Lutero sobre o perigo que corria, logo respondeu:

“Prefiro ser dividido pela verdade que unido pela mentira”.

Sola fide (somente a fé)

Sola scriptura (somente a Escritura)

Solus Christus (somente Cristo)

Sola gratia (somente a graça)

Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Texto originalmente publicado em:

https://umsinaldealerta.wordpress.com/2017/10/30/sobre-a-reforma/

Guilherme Quintaneiro

Gui Costa
Enviado por Gui Costa em 31/10/2017
Código do texto: T6157989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.