I n g r i s i a

É uma palavra nordestina, significa encrenca, confusão, trapalhada. No sertão ainda usamos muito a palavra ingrisia. - Que ingrisia é aquela? - Fulano meteu-se numa ingrisia da gota serena.

Vamos à ingrisia desta maltraçada. Estou cansado de comentar fatos políticas. Não adianta, é pura perda de tempo. Essa classe política, salvo raras exceções, é uma espécie de nau dos insensatos, irresponsáveis e, sejmos francos, imorais. Não dá para aliviar.

Ontem o ministro da justiça afirmou que os comandantes da polícia militar do Rio de Janeiro erm sócios do crime organizado e que quem fazia os acertos eram os deputados. Não disse propriamente algo que caussasse muita surpresa, não reinventou a roda, nem o fogo e nem a pólvora. Mas não deu nome aos bois e falpouque nem comentarista da política, como se um ministro da justiça devesse ficar apenas palpitando e criticando...

Lá onde está, fazendo um tour no estrangeiro com nove colegas deputados, incluive um que é comunista, tudo boca livre ´por conta dos manés, o enjoado presidente da câmara, Rodrigo Maia rodou a baiana enfurecido, ficou ainda mais nervoso e chato. Faço um parêntese. Essa Rodrigo é metido a importante, mas se eçlegeu em 2014 na requinha, quase na lanterninha, com sobra de votos. Ele teve 53.767 votos, enquanto Bolsonaro teve 464.572, Clarissa Garotinho, 335.06l, Cunha 2323.708... E da requinha mas à frente dele estiveram, Jadira Fegalli com 68.541, Miro Teixeira, 58.409 e mais uns três ou quatro da requinha com mais votos que ele. Não tem prstígio no Rio. É dos menos votados. Mas é chato e cheio de direitos. Olha aanão sei por que essa tuma do Dem não sabe rir, caso de Rodrigo, Mendobcinha, Aé Agripino, Ronaldo Caiado... Já notaram isso? Ronaldo Caiado quando tenta parece riso de hiena. Fecho parêntese.

Voltemos à vaca fria, a ingrisia de Maia. Ao bçlog de Andréia, no Globo, ele se disse perplexo com as declarações do ministro da justiça. Disse:

"Fiquei perplexo esperando recuo do ministro, mas ao invés do recuo, eledeu uma longa entrevista ao 'Globo' reafirmando suas acusações - grave e relevante...". E foi além: "...Uma empolgação juvenil - que não cabe pela experiência, idade dele;...". Mas disse algo muito pior e mais grave: "Uma vontade proposital de ajudar os bandidos, que foi basicamente o que ele fez dndo informção do governo".

Mas, lá no tour, não sei se na Itália, comendo pizza e peidndo muito e escondendo o peido, a cara dele desconfiada é de quem esconde peido, aproveitou para pressionar Temer: "Espero que o governo aproveite o feriado para tomar uma posição sobe o assunto". Foi mais exigente, sem dúvida depois de uma mordida na pizza, um gole de vinho e um peidinho fedorento wque deve ter feito alguns colegas botar a mão no nariz: "Se ficar do jeito que está... vmos convecê-lo no plen[ário da câmara, não na comissão, mas no plenário pórque o tema aé muito grave".

É inrisia para ningupem botar defeito, o turista presidente da câmara está dizendo que o ministro da justiça de certa forma ajudou os bandidos. E todos gozando o feriadão a custa do povo. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/11/2017
Código do texto: T6159766
Classificação de conteúdo: seguro