UM JORNALISMO MANIPULADOR

Não há como negar que vivemos atualmente recebendo influências quanto à nossa forma de viver e de pensar, pela força da comunicação social, através da TV, jornais, rádio e internet. A mídia tem o poder de manipular a opinião pública. Os valores sociais das pessoas vão se adequando ao consumo das informações recebidas no cotidiano. Os veículos de comunicação, portanto, criam conceitos, modas e ideologias.

A vida das pessoas passa a ser pautada pela mídia. Os donos do poder tiram proveito disso. É muito normal que os grupos que comandam os veículos de comunicação sejam convencidos a trabalhar no sentido de exercerem um jornalismo que atenda a interesses econômicos e políticos. É aí que funciona a capacidade de manipulação dos indivíduos. A avalanche de informações que nos são oferecidas diariamente, não nos permite, muitas vezes, conferir a veracidade das notícias. Somos induzidos a acreditar nas primeiras mensagens recebidas.

A imprensa, quase sempre, atrelada às conveniências de grupos dominantes, estabelece um processo de alienação da sociedade. Ela tenta padronizar a opinião das pessoas e formar uma cultura homogênea. Desestimula o público a pensar e refletir sobre os graves problemas que o aflige. A população passa a ser vítima de um jornalismo que despreza a ética e o compromisso com a informação verdadeira.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 03/11/2017
Código do texto: T6161084
Classificação de conteúdo: seguro